< Volver a Finanças

Você sabe quanto ganha seu parceiro?

Escrito por Pedro Da Silva

Quanto ganha seu parceiro? Essa pode parecer uma pergunta bastante obvia, mas não é. Segundo pesquisa feita pelo SPC – Serviço de Proteção ao Crédito e pela CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 3 em cada 10 brasileiros não sabem quanto ganha seu parceiro. Isso reflete a má relação que nós brasileiros num geral temos com o dinheiro, falar sobre ele muitas vezes ainda é difícil e até um tabu.

Esconder o salário pode resultar em endividamento

Não vamos entrar aqui no mérito do quanto o casal perde em intimidade em não saber quanto ganha seu parceiro. Mas um grande problema que pode surgir da falta de compartilhamento é a ausência de um orçamento familiar em conjunto e com isso o casal não consegue ter planos e metas financeiras juntos.

Outro fator é que quando você não sabe quanto ganha seu parceiro, vocês podem estar vivendo um padrão de vida que não condiz com suas finanças e isso pode ocasionar o endividamento de ambos. Quando dinheiro é um assunto proibido, ou complexo de ser falado, fica difícil planejar desde os gastos com o supermercado até fazer o planejamento das próximas férias.

Além disso, a pesquisa mostra que 25% das famílias entrevistadas afirmam que não conversam sobre o orçamento doméstico; e que 18% só chegam a falar do assunto quando a situação financeira já está em apuros. Esses hábitos fazem mal para toda a família: tanto para aquele que está vivendo o problema sozinho, quanto para quem é surpreendido com um rombo no orçamento num momento em que não cabem mais ações preventivas.

 

Compras escondidas

O levantamento mostra que mesmo entre os casais que conversam abertamente sobre os salários, 29% omitem pelo menos uma compra por mês do parceiro. Ou seja, o assunto dinheiro não é tão tranquilo assim como parece.

Entre as compras mais escondidas feitas pelas mulheres estão as roupas, com 62%; calçados com 59%; maquiagem, perfumes e cremes, com 49% e acessórios com 39%. Já os homens não contam quando compram produtos de carro e moto, com 24%; jogos, com 22%; cigarros e bebidas, com 15% e artigos esportivos, com 8%. Ao responder quais os itens mais escondiam, os entrevistados podiam escolher mais de uma opção.

As táticas para ocultar os itens comprados são velhas, como tirar etiquetas de roupas; esconder a fatura de cartão de credito do parceiro; fazer compras em dinheiro para não deixar “rastro” e, claro, colocar os produtos em locais que o outro tenha dificuldade de achar.

 

Unificando os contracheques

Falar abertamente sobre dinheiro e juntar todos os rendimentos da família é única forma de ter um orçamento saudável e que beneficie a todos a curto e a longo prazo. Se você é um desses que tem dificuldade de encarar o tema a dois esteja certo de que trabalhando em equipe o dinheiro da família só aumentará, pois todos trabalharão para um objetivo único.

Uma boa sugestão para que ambos não percam a liberdade de comprarem aquilo que gostam, sem dar satisfação, é após terem pagado todas as contas fixas – e de preferência reservado um valor para a poupança, estabelecer um valor de gastos para ambos em que não é necessário prestar contas.

Se sobrou R$800, cada um “tem direito” a R$400, e a regra é simples: cada um gasta como quiser. Se a mulher quer usar o valor inteiro em um lindo par de sapatos o companheiro não deve reprimi-la; da mesma forma que ele também tem liberdade para comprar um item novo para o carro, por exemplo, sem sofrer repressão por parte da esposa. Assim todos saem ganhando: a família tem um orçamento único e que é seguido; as contas fixas são pagas com a responsabilidade que merecem e ambos têm espaço para comprar aquilo que gostam com planejamento e sem precisar esconder – o que convenhamos, não é nada agradável, né?!

E você, esta em qual time? Dos que compartilham os salários ou dos que não falam abertamente sobre o assunto? Conte-nos nos comentários!