< Volver a Finanças

Vale a pena pagar contas com cartão de crédito? Entrevista Guia Bolso

Escrito por Pedro Da Silva

*Post atualizado em fevereiro/2016

Pagar contas com o cartão de crédito apresenta vantagens e desvantagens. Com um bom nível de conhecimento sobre cada um dos lados, é possível tirar proveito dessa comodidade.

Se a intenção for acumular pontos em programas de fidelidade de milhas aéreas ou outros serviços, o objetivo pode valer a pena. Entre os principais atrativos desses pontos estão o resgate de viagens, perfumes, vale-presentes, eletroeletrônicos, utilidades domésticas e até locação de carro. O uso mais comum sobre quem paga contas com o cartão é, na verdade, o acúmulo de milhas de passagens aéreas. Em geral, os programas de pontos dos principais bancos brasileiros oferecem um ponto para cada dólar gasto na fatura. Se o cartão for de luxo – geralmente o cartão de crédito de pessoas de alta renda – o valor pode ir para até 3 pontos a cada dólar gasto.

pagar-contas-com-cartao-de-credito

Para saber se realmente vale a pena pagar contas com cartão de crédito, entrevistamos o Thiago Alvarez que é o cofundador do GuiaBolso – aplicativo gratuito de finanças pessoais – para que você analise se pagar contas com cartão de crédito é realmente a melhor opção. Confira!

Compara – Por que as pessoas são motivadas a pagar as contas com o cartão?

Thiago Alvarez: Algumas pessoas gostam de pagar contas com cartão de crédito porque o prazo de pagamento é maior, outros porque acumulam milhas mas pagar as contas com cartão de crédito não é uma boa opção. Se você quer pagar no cartão para deixar seu dinheiro investido render mais alguns dias, saiba que as tarifas cobradas não compensam os juros do investimento, sem contar que essas contas são recorrentes então você acaba criando uma bola de neve para frente.

Com que frequência as pessoas escolhem o cartão como modalidade de pagamento?

No GuiaBolso vemos que, dos gastos totais das pessoas, pouco mais de 30% é pago no cartão de crédito, percentual considerado alto por consultores financeiros. Se imaginarmos que a pessoa já tem outras dívidas, como o financiamento da casa ou do automóvel – e a recomendação é poupar outros 15% da renda todos os meses – vemos que sobra pouco no orçamento para as despesas essenciais e até para outras dependendo do estilo de vida.

Qual tipo de conta é mais comum ser paga com cartão?

As contas residenciais representam menos de 1% da fatura do cartão de crédito dos brasileiros. A categoria compras é responsável por cerca de 35% da fatura média. Fazem parte dessa categoria eletrônicos e acessórios, vestuário, livros, revistas e coisas para a casa, por exemplo.

Quais são as desvantagens do pagamento mínimo?

Os juros do rotativo do cartão de crédito são os mais caros do mercado: 431% ao ano. Se a pessoa não tiver dinheiro para pagar a fatura total, vale a pena cotar um empréstimo pessoal. Há financeiras que fazem empréstimo online agora que também conseguem cobrar taxas menores.

O recurso oferecido por alguns bancos de pagar a conta em até 40 dias, pode ser uma armadilha para o orçamento?

Não é uma boa ideia usar esse serviço. Antes de tudo é preciso entender o que é cobrado por esse serviço. É possível que as taxas pagas sejam maiores do que os juros e multa que seriam cobrados se você pagasse as contas atrasadas. Leia bem os termos de contratação do serviço e veja se há tarifas, juros e outras taxas inclusas e quanto pagaria por ele.

Quantos cartões em média cada pessoa possui? É saudável ter mais de 1 cartão?

São mais de 50 milhões de pessoas usando cartão de crédito no Brasil. O ideal é ter apenas um. Se você quiser ter mais de um, tenha um que não pague anuidade e só use-o como back-up.

Quando é melhor usar o débito e o crédito?

Em termos de controle financeiro, o débito te dá mais previsibilidade sobre seus gastos no mês que o crédito. O crédito vale a pena para quem tem dinheiro investido e ganha alguns dias a mais de rendimento e também para o acúmulo de milhas, mas, mais uma vez, para quem é controlado e organizado.

Quais seriam as melhores alternativas para pagar contas?

Pagar à vista no débito automático é a melhor opção, seguida pelo boleto bancário. Assim é mais fácil controlar o que está saindo da conta mas se optar pagar com o cartão de crédito, faça isso sem risco de se endividar. O limite razoável é comprometer até 5% da renda em parcelas.

Como puderam ver, pagar contas com cartão de crédito exige disciplina. Ele pode ser o seu aliado no controle financeiro, desde que você saiba exatamente quanto da sua renda pode comprometer com essa modalidade de pagamento.