Cartão de Crédito

O que avaliar ao solicitar um cartão de crédito

solicitar cartao credito
0

Você sabe o que precisa analisar antes de solicitar um cartão de crédito? O dinheiro de plástico é uma facilidade que já não sabemos mais viver sem, porém além de atrativo ele é cheio de regrinhas que podem nos custar muito caro. Portanto é importante conhecer exatamente o tipo de produto que se está adquirindo para que ele seja um benefício e não uma forma de você perder dinheiro. Veja algumas dicas do que considerar antes de solicitar um cartão de crédito:

 

Antes de solicitar um cartão de crédito

Você precisa entender que um cartão de crédito é um produto como outro qualquer, e como um produto ele tem uma infinidade de tipos e opções e cabe a você avaliar e entender qual é a melhor opção para o seu contexto e necessidades.

Pode parecer uma escolha simples, mas não é e por isso recomendamos que antes de solicitar um cartão de crédito você procure informações completas sobre o produto que vai adquirir.

 

Como escolher o banco?

Você pode optar por solicitar um cartão de crédito no banco onde você já possui uma conta corrente ou em outro banco em que ainda não é cliente. Para saber qual escolher é importante comparar os valores cobrados de juros ao ano e ao mês e o valor da anuidade para optar por aquele que tem o menor custo.

É natural que no banco onde você já tem uma conta corrente e que conhece o seu histórico como pagador você tenha mais facilidades e até agilidade ao solicitar um cartão de crédito. É mais fácil também negociar os valores das anuidades, por exemplo. Mas não significa que você está preso a ele, tem que pesquisar e encontrar a melhor opção para o seu perfil.

 

Qual limite vou ter no meu cartão de crédito?

Todo cartão de crédito tem um limite que é um valor máximo que você pode fazer em compras. Esse limite é determinado pelo banco emissor do cartão de crédito e leva em conta a sua renda além do seu histórico como pagador. A regra é bem simples, quanto maior for a sua renda, maior será o seu limite para gastar. Alguns bancos já tem um limite pré-aprovado antes mesmo de você solicitar um cartão de crédito, por isso é importante pesquisar. Inclusive, com algumas dicas, é possível melhorar o limite do seu cartão.

 

 

E os juros?

Quando você não paga o valor total da fatura e joga a dívida para o próximo mês você terá um valor maior a ser pago, pois além das novas compras que você fizer o banco para o qual você solicitou o cartão de crédito te cobrará juros pelo valor que ficou faltando pagar. Esse valor de juros é bastante alto e é exatamente ele que você precisa comparar antes de solicitar um cartão de crédito. Quanto maior for a taxa de juros, mais cara será a sua fatura em caso de atraso, mesmo que seja de um dia. Para não pagar mais do que pode e tem direito, conheça como os juros e tarifas são cobrados.

 

Valor da anuidade

Outro item a ser considerado antes de solicitar um cartão de crédito é o valor da anuidade cobrado pelos bancos para que você utilize o cartão. Por lei, todos os bancos têm direito a fazer essa cobrança e cada banco pode estabelecer o valor que quiser para ela, porém ela não é obrigatória e alguns deles não fazem a cobrança no primeiro ano ou você consegue negociar um valor mais baixo. Por isso é importante também comparar os valores da anuidade.

 

Benefícios

Os usuários frequentes de cartões de crédito podem ter bastantes benefícios como pontos, descontos em estabelecimentos cadastrados, minutos e franquias de celular, dentre outros, e são itens que devem ser avaliados antes de solicitar um cartão de crédito, pois podem significar descontos e economia no final do mês. Para quem viaja bastante vale a pena optar por um cartão que faz mais milhas, por exemplo.

 

Nacional ou internacional?

Solicitar um cartão de crédito internacional geralmente é mais caro que um nacional, por isso ele somente vale a pena para quem faz viagens para fora do país ou faz compras em sites também internacionais.

Talvez você também goste
Vale a pena ter mais de um cartão de crédito?
como comprar em sites internacionais
Como fazer Compras em Sites Internacionais