< Volver a Finanças

10 Presentes Financeiros para se dar no Natal

Escrito por Pedro Da Silva

Já passou pela sua cabeça se dar alguns presentes financeiros? Vai chegando o fim do ano e uma das coisas que mais toma o nosso tempo e a nossa atenção são os presentes que de alguma maneira nos comprometemos a dar para as pessoas.

Só que nestes presentes dificilmente nos incluímos e é muito importante se autopresentear. Pensando nisso nós preparamos uma lista de presentes financeiros que você pode providenciar para si mesmo neste natal.

1. Pagar uma dívida

2015 foi um ano difícil, então conseguir pagar uma dívida é com certeza um dos melhores presentes financeiros que você pode se dar para assim tentar começar 2016 bem mais no azul do que no vermelho. Confira inclusive qual dívida pagar primeiro.

2. Fazer um Planejamento Financeiro

Se até hoje essa tarefa não se concretizou, aproveite que no final do ano costumamos estar cheios de boa vontade e faça um planejamento financeiro. Esta simples atitude vai beneficiar muito a sua vida e vai se revelar como um verdadeiro presente financeiro em janeiro, quando você tiver total controle de tudo o que gastou no final do ano e de quanto dispõe para assim não começar o ano cometendo excessos e também garantir que os pagamentos obrigatórios de janeiro aconteçam. Você pode se apoiar em planilhas ou em aplicativos financeiros.

3. Usar bem o seu 13°

O 13° salário em si já em um grande presente mas direcionar bem o seu uso pode ser um tremendo presente financeiro neste final de ano. Antes de dar qualquer utilidade pra ele, confira as nossas dicas de como usar bem o seu 13°.

4. Contratar um seguro

Um dos melhores presentes financeiros e até emocionais que podemos nos dar e também a quem faz parte da nossa vida, é um seguro. Nunca sabemos o que pode acontecer, então se prevenir é essencial. Não prive você e a sua família de um seguro, seja para o carro, para uma viagem ou qualquer outra área. Um seguro garante que você e os que estão próximos possam se reerguer de uma situação desagradável.

5. Fazer um Fundo de Investimento

É a velha história: quem guarda, tem e quem investe, multiplica. Aquela grande oportunidade no futuro depende do que você reserva hoje.

6. Planejar a Aposentadoria

Como já foi dito, é o seu agora que determina o seu futuro. Se você ainda não começou a planejar efetivamente a sua aposentadoria e a guardar dinheiro pra ela, esse é um bom momento para poder colher lá na frente um excelente presente financeiro.

7. Aproveitar as milhas do seu cartão de crédito

Está aí uma oportunidade perfeita para aproveitar as milhas e os benefícios dos programas de cartão de crédito que você possui. Entre tantas coisas, você também pode conseguir realizar aquele sonho de fazer uma excelente e barata viagem de fim de ano.

8. Equilibrar o orçamento

Você sabia que direcionar uma porcentagem para cada gasto da sua vida te ajuda a determinar o que é prioridade e a ver para onde boa parte do seu dinheiro está indo? Aprenda como equilibrar o seu orçamento para se livrar de dores de cabeça mensais.

9. Entender como funciona o seu cartão de crédito

Boa parte das pessoas ainda não faz ideia de quanto do que paga de fatura é gasto pessoal, juros e tarifas. Muitos inclusive nem sabem se estão pagando por tarifas adequadas. Este é um bom momento para entender isso e viver um ano diferente.

10. Saber as 3 maneiras inteligentes de aumentar o limite do cartão

Ter um bom limite é um ótimo presente financeiro porque melhora a sua situação perante o banco, permitindo bons investimentos futuros.