< Volver a Finanças

Itaú tem terceira maior taxa de juros do rotativo de cartão de crédito

Escrito por Pedro Da Silva

cartão de crédito pode ser um grande aliado na organização financeira de um lar, mas para aqueles que deixam de pagar o cartão em dia, a ferramenta pode virar uma grande dor de cabeça. De acordo com dados do Banco Central, os encargos cobrados pelos bancos brasileiros ao consumidor que não pagar a fatura do cartão em dia ultrapassa 700% ao ano.

O levantamento do Banco Central, composto por 45 instituições financeiras de todo o país, mostra que o Itaú possui a terceira maior taxa de juros do rotativo para pessoa física – de 625,61%. O HSBC, que ficou em sexto na lista (565,42%), se posicionou dizendo que esses juros dependem das características de cada produto. Já o Bradesco disse que oferece taxas competitivas e que o recurso só deve ser usado pelo consumidor em situações emergenciais. Outro grande banco, o Santander, com taxa média anual de

423,84%, também ressaltou para a diferença de juros entre seus produtos e os benefícios que eles trazem aos clientes. Outras duas importantes instituições bancárias brasileiras compõem a lista – o Banco do Brasil, com uma taxa de juros do rotativo de  221,11% e a Caixa Econômica Federal, com um índice bem abaixo do mercado, 90,24% anuais.

É importante que as pessoas façam um planejamento financeiro de acordo com as suas rendas e fiquem atentas aos prazos das faturas. Dicas simples como ter um calendário de pagamentos ou colocar um limite de gastos para o cartão podem auxiliar o consumidor a manter suas contas em dia e o saldo bancário sempre positivo.

No entanto, caso essas medidas eficazes não sejam tomadas, para não ver a sua dívida aumentar significativamente, os especialistas aconselham que os consumidores evitem a utilização desses recursos do cartão mesmo que não consigam pagar a fatura por completo. Embora elas sejam recomendadas apenas em casos específicos e emergenciais, corre-se o risco de que um aliado na vida financeira possa potencializar suas dívidas. Em suma, a chave para uma boa utilização do cartão de crédito deve ser uma educação financeira, que equilibra os gastos e lucros e proporciona um controle econômico eficiente.