< Volver a Finanças

De compras no Chile: cuidado com a conversão

Escrito por Pedro Da Silva

Quem nunca aproveitou uma viagem internacional para fazer umas comprinhas, não é mesmo? E se você vai ao Chile a passeio, com certeza pode aproveitar a oportunidade para unir o útil ao agradável. Confira algumas dicas de compras no Chile para aproveitar melhor o seu dinheiro e não se confundir com a conversão.

 

casas de cambio

– A primeira coisa é ficar atento para não perder tanto dinheiro nas Casas de Câmbio.  A recomendação é não esperar para comprar dólar já que as previsões indicam que ele pode continuar subindo.

– Se você ainda não trocou o seu dinheiro, outra dica é tentar fazer o menor número de trocas possíveis, ou seja, se você vai para o Chile, troque o seu real diretamente por pesos chilenos e assim você evita pagar tantos impostos. Às vezes isso fica um pouco complicado no Brasil já que a maioria das casas trabalham apenas com dólares, euros e pesos argentinos; então uma saída pode ser trocar no Brasil apenas o suficiente para emergências e o restante do dinheiro você pode trocar no Chile. Na Rua Augustinas, no centro de Santiago, há várias opções.

cartao credito internacional

Apesar do dinheiro em espécie ser a melhor forma de economizar, não é a maneira mais segura e por isso é muito importante ter outras formas de pagamento ao viajar. Uma delas é o Cartão de Crédito Internacional.

Vantagens:

– Permite saques no exterior;

– Conta com uma grande rede de estabelecimentos à sua disposição;

– Aumenta a sua segurança ao poder cancelar ou adotar outras medidas em caso de perda ou furto;

– Permite comprar em lojas virtuais;

– Você pope acumular milhas ou melhorar a sua pontuação em programas de benefícios que podem ser usados nesta e em viagens futuras;

– No caso dos saques, no Chile é possível efetuar saques de qualquer caixa eletrônico porque os sistemas são integrados, o que não te obriga a procurar uma agência do seu banco.

Desvantagens:

– Claro que existe a tributação de 6,38% IOF e a variação cambial já que a conversão é feita no dia de fechamento da fatura e não no momento da compra mas ainda assim, usar o cartão de crédito internacional pode compensar se você considerar os benefícios já mencionados, especialmente a segurança e a garantia de ter tudo solucionado facilmente em outro país.

 cartao debito viagem

Uma outra opção de pagamento que você pode ter é o Cartão Pré-Pago para Viagens. Sabe aquele seu vale-refeição em cartão? É mais ou menos isso: você “recarrega” com o valor que deseja e utiliza como um cartão pré-pago na viagem, permitindo fazer saques e recarregar pela internet.

Vantagens:

– Segurança;

– Poder controlar os seus gastos;

– Poder comprar em lojas virtuais.

Desvantagens:

– Também cobra 6,38% de IOF;

– Você precisa disponibilizar o dinheiro no cartão antes de viajar, o que te obriga a ter dinheiro suficiente antes de optar por essa opção;

– Dependendo das condições do seu banco ou cartão, você pode pagar taxas para saque e em algumas compras;

– Se sobrar dinheiro no cartão e você quiser recuperá-lo trocando por outra moeda, a desvalorização é bem grande.

Agora que você já pôde analisar a melhor maneira de usar o seu dinheiro nesta viagem, nada melhor do que saber onde comprar né?

Bem, a primeira parada de um turista é o Duty Free onde as ofertas já são muito tentadoras mas em Santiago você conta com muitas opções também, olha só estas 6 dicas:

1. Entre os muitos shoppings está o Costanera Center que é de fácil acesso já que é bem próximo ao metrô, com marcas que atendem os mais variados públicos.

2. Outro shopping bem frequentado pelos turistas é o Parque Arauco. Tem uma vista muita bonita, variados restaurantes e lojas, além do conhecido Piso Luxo, onde marcas renomadas podem ser visitadas.

3. Cada um destes shoppings conta com lojas de departamentos que são bem vantajosas para comprar pois realmente é possível encontrar um pouco de tudo. Elas se chamam Falabella, Ripley e Paris.

4. O Outlet Buenaventura é mais focado em roupas de todos os estilos e artigos esportivos.

5. Aos que pensam em comprar vinhos, podem aproveitar os supermercados, lojas especializadas e as vinícolas para comprar, apenas precisa ficar atento a quantidade permitida para levar no avião.

6. E por último: de certa forma o comércio em Santiago dorme cedo então procure fazer as suas compras até às 21 horas para não ter problemas.