< Volver a Finanças

Como fazer compras pela internet no exterior?

Escrito por Pedro Da Silva

Comprar pela internet nunca foi tão fácil. Em poucos minutos o usuário pode escolher produtos no mundo inteiro, realizar o pagamento sem complicações e esperar o envio direto ao seu domicílio.

No Brasil, devido aos altos preços do mercado interno e elevada taxa tributária, é cada vez mais comum fazer compras em sites estrangeiros de roupas, perfumes, maquiagens, eletrônicos e games. Mas, você sabe quais são os portais de compras mais confiáveis? E quando é necessário pagar imposto de importação?

Para tirar todas essas dúvidas (e outras mais) fizemos um post com todos os dados que você precisa para comprar com segurança e tranquilidade. Confira as nossas dicas!

 

Como escolher um site de compras no exterior?

Para realizar compras em sites estrangeiros, o primeiro passo é conhecer a reputação da página. As melhores indicações são aquelas realizadas pelos próprios clientes com comentários sobre o serviço. Caso a empresa não conte com um modelo de review (comentários e classificações de usuários), é possível consultar páginas de apoio ou algum forum sobre a marca.

Outro dado importante é escolher empresas por nicho de mercado. Se você deseja comprar eletrônicos, procure os sites que são líderes de mercado no exterior, como Amazon e eBay.

Indicacoes de compra

Um fator importante para definir o site da compra é escolher as melhores tarifas de frete já que ele pode variar dependendo do país de origem e da empresa. Mas na maioria dos casos ele fica entre 3% e 10% do valor final da compra.

 

Preciso pagar imposto sobre o valor da compra?

Sim. Na teoria todos os envios de compras que chegam ao Brasil devem pagar 60% do valor final da nota fiscal. No entanto, o sistema de fiscalização da Receita Federal é pouco eficiente já que a cobrança do imposto é feita por amostragem. Ou seja, apenas alguns produtos são tarifados, e caso você seja um deles necessita desembolsar o valor do imposto de importação igual a 60% da nota. Sem desculpas!

Outro cuidado importante é não subfaturar o valor da nota já que caso a encomenda seja aberta e a nota fiscal apresente um valor menor que o produto analisado, a Receita Federal aplicará uma multa. A única exceção para o pagamento do imposto é para a compra de livros e jornais porque estão isentos de tributação.

Imposto De Importação

 

Formas de pagamento mais seguras

Um dos principais cuidados na hora de realizar uma boa compra é com a forma de pagamento escolhida. A maioria dos sites sérios de e-commerce facilitam a cobrança com o uso de cartão de crédito e PayPal. Por isso, prefira uma dessas formas de pagamento ao fechar o seu pedido. Dessa forma você evita surpresas com cobranças indevidas ou até mesmo fraudes.

Se ainda não conta com um cartão de crédito, solicite o seu com Compara. Aqui você não precisa ir ao banco e negociar o produto com o seu gerente, basta escolher o produto, inserir seu dados e finalizar a solicitação. Rápido e fácil!

Ficou com alguma dúvida sobre compras e cartão de crédito? Aproveite o espaço e deixe o seu recado! 😉