< Volver a Finanças

4 mitos sobre recompensa no cartão de crédito

Escrito por Pedro Da Silva

O cartão de crédito é conhecido por proporcionar diversos benefícios ao seu usuário. É possível juntar pontos e trocar por passagens de avião e outros produtos, por exemplo. Entretanto, antes de juntar pontos por meio dos gastos, é importante saber como funcionam os programas do cartão de crédito e conhecer bem os mitos comuns sobre o assunto para evitar dores de cabeça. Confira abaixo os 4 mitos mais comuns sobre as recompensas dos cartões de crédito:

1. Recompensas são fáceis de recuperar

Em alguns casos, as milhas podem ser difícies de recuperar. Isso pode ser ainda mais difícil para quem tem um destino e data específicos em mente para a viagem. Para aproveitar melhor as recompensas, é necessável ser flexível e estar disposto a pegar muitas conexões e horários não-convencionais. A disponibilidade nos voos também pode ser difícil.

2. Muitos cartões suja o nome

Outro mito comum é pensar que ter diversos cartões para prêmios diferentes pode sujar o nome. A única forma disso acontecer é se, por ter muitos cartões, a pessoa não conseguir controlar suas contas. Fora isso, solicitar um novo cartão não prejudica o crédito a longo prazo. Atrasar pagamentos, sim.

3. As milhas, na verdade, são pagas

Alguém que paga as contas em dia e nunca paga juros do cartão de crédito não paga nada para ganhar milhas. Quem consegue controlar suas contas pode receber diversas recompensas sem gastar nada mais. A única forma de “pagar” pelas milhas é quando o valor mensal não é pago e o saldo do cartão aumenta.

4. Elas não valem a pena

Conseguir concentrar os gastos no cartão de crédito, sem se afogar em dívidas e pagando tudo em dia, pode desfrutar das recompensas sem prejuízo. Dessa forma, as recompensas são usadas sem esforço e sem aumentar as contas no fim do mês.

No final das contas, o que mede se as recompensas valem ou não a pena é a organização e planejamento financeiro a cada mês.