< Volver a Finanças

Cartões de crédito ganham proteção quântica contra fraudes

Escrito por Pedro Da Silva

A clonagem de cartões de crédito é algo bem comum e que traz muita dor de cabeça. Mas ela pode estar com os seus dias contados. O fim dos dias da clonagem pode chegar por meio de um novo método de segurança que utiliza física quântica, chamado de “Quantum-Secure Authentication“.

Esse sistema foi feito para substituir a área magnética do cartão de crédito por uma pequena tira de tinta que contém milhões de nanopartículas em seu interior. Com a ajuda de um laser projetado nas nanopartículas, o cartão poderia ser autenticado.

O sistema de autenticação quântica foi desenvolvido por estudantes da Universidade de Twente, na Holanda, e essa chave física que cada cartão teria é impossível de ser fraudada. E a fraude é impossível porque a técnica consegue confirmar a identidade de qualquer objeto ou pessoa, incluindo o cartão de crédito, claro.

Os chips atuais dos cartões de crédito já foram um importante passo para a segurança, mas, mesmo sendo um sistema complexo, as clonagens ainda existem. Com a nova técnica, serão criadas propriedades quânticas em um sistema de perguntas e respostas impossível de copiar, pois os seus fótons ficam em diversos lugares ao mesmo tempo.

Como funciona em detalhes

O sistema de autenticação quântica segura funciona transmitindo alguns poucos fótons (pergunta) numa área do cartão de crédito repleta de nanopartículas. Depois, o monitoramento do padrão é gerado (resposta) assim que os fótons incidem na superfície. Segundo os princípios da física quântica, um fóton pode estar em diversos lugares, por isso é possível criar padrões complexos mesmo com poucos fótons.

Essas propriedades avançadas fazem com que qualquer tentativa de fraude gere uma decoerência. Ou seja, qualquer tentativa de fraude resulta na destruição de toda informação trocada e impede de vez a clonagem. E, segundo os estudantes, isso é suficiente para que o sistema seja inquebrável, mesmo que outras tecnologias sejam criadas no futuro.

Tenha você um cartão quântico ou não, ainda é fundamental pesquisar pelas melhores opções. Taxa de anuidade, cobertura, limites e benefícios à parte, aproveite pra consultar com Compara sempre que queira expandir seus limites e adquirir outra opção de crédito! 😉