O que é cartão internacional? Confira vantagens

Saiba quais são as vantagens do cartão de crédito internacional e para quem ele é mais recomendado!

Larissa Ferreira

Larissa Ferreira

25 de novembro 20213 min de leitura

O que é cartão internacional

O cartão de crédito internacional funciona como um cartão comum, com a vantagem de poder ser utilizado em estabelecimentos de qualquer país do mundo e também para compras online em sites internacionais. Explicamos como funciona o cartão internacional, quais são suas vantagens e quem pode ter. Confira!

Índice


    1. 1. O que é cartão internacional?
    1. 2. Vantagens do cartão de crédito Internacional
    1. 3. Qual a diferença entre o cartão nacional e o internacional
    1. 4. Cartões de crédito internacionais sem anuidade
    1. 5. Como desbloquear cartão de crédito para uso no exterior?

Procurando por um cartão de crédito?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Comparar cartões

O que é cartão internacional?

O cartão internacional é um cartão que pode ser utilizado para realizar compras dentro e fora do país. Você pode desbloqueá-lo para utilizar em viagens internacionais, como também poderá utilizar o cartão em sites internacionais e receber o produto no Brasil.

No geral, um cartão internacional possui as mesmas funcionalidades que um cartão nacional, porém ele oferece esse plus, que é permitir compras fora do país. A fatura chegará igual ao cartão nacional, você paga ela do mesmo modo, só precisa ficar atento ao IOF e taxas, quando for realizar uma compra no exterior.

Ao realizar compras em site estrangeiros, você irá pagar uma taxa chamada IOF, que significa ‘imposto sobre operações financeiras’. Esse é um imposto do governo federal que é cobrado em alguns tipos de transações. O IOF varia diariamente por conta do dólar e, geralmente, o seu cartão de crédito vai se basear no IOF do que dia que fecha a sua fatura. Portanto é preciso ficar atento aos valores.

Além do IOF, os bancos podem praticar outras taxas em compras internacionais. Por isso, não deixe de levar essas taxas em consideração, ao fazer as contas antes de realizar uma compra, para ter certeza se a operação vale à pena.

Vantagens do cartão de crédito Internacional

Contratando um cartão de crédito internacional você pode fazer compras em sites internacionais como eBay, Amazon, AliExpress e outros.

O cartão de crédito internacional é muito útil para quem planeja viajar para outro país, pois permite que você efetue saques em postos autorizados por todo mundo. Também é possível antecipar compras de passagens aéreas no estrangeiro, bilhetes de trem, reservar hotéis, alugar um carro, contratar passeios turísticos e deixar tudo programado para a viagem.

A anuidade do cartão internacional costuma ser um pouco mais alta, mas ele também conta com benefícios extras como: descontos em lojas, restaurantes, hotéis, teatro, cinema, shows e alguns acumulam milhas ou pontos.

Qual a diferença entre o cartão nacional e o internacional

O cartão de crédito nacional e o cartão internacional possuem funções bem semelhantes, quase idênticas, porém ainda assim eles possuem diferença entre eles. Para decidir qual cartão de crédito escolher para você, é importante entender bem quais são essas diferenças, para evitar solicitar um cartão que não tem muita função na sua rotina.

A diferença principal entre esses cartões, você pode presumir, é que o cartão nacional é aceito em estabelecimentos e sites de compras somente do Brasil, enquanto que o cartão internacional é aceito em lojas físicas e em lojas virtuais de outros países. Por ser um cartão mais básico, geralmente o cartão nacional possui taxas menores e o limite costuma ser um pouco menor também.

Já o cartão internacional, além de ser aceito em todo mundo, pode ter um limite de compras maior e permite realizar saques e pagamentos no exterior. No geral, manter esse cartão pode ser um pouco mais caro, porém hoje em dia existem ótimas opções de cartão internacional sem anuidade.

Colocando assim, fica mais fácil saber qual cartão faz mais sentido para você solicitar: se você não costuma viajar ou comprar fora do país, não compensaria pagar uma manutenção mais cara para ter um cartão internacional. Mas se for o contrário, e você tem o costume ou a pretensão de viajar ou comprar no exterior, é bom estar prevenido e ter um cartão internacional para usar quando precisar.

Cartões de crédito internacionais sem anuidade

Hoje em dia, a maioria dos bancos oferece cartões internacionais, e qualquer pessoa pode ter um. Selecionamos algumas ótimas opções de Cartão de Crédito internacional que não cobram anuidade para você comparar:

Como desbloquear cartão de crédito para uso no exterior?

Vai usar o seu cartão internacional numa viagem? Siga essas dicas para desbloquear o cartão e habilitá-lo para o uso. Fique tranquilo porque desbloquear o cartão de crédito para usar no exterior costuma ser um procedimento bem simples. Geralmente, você consegue fazer todo procedimento pelo aplicativo do seu banco, o que facilita muito, né?

Veja esse exemplo do Banco Itaú: acesse o aplicativo do seu banco ou o internet banking e faça esse caminho: serviços > viagem > aviso viagem > cartão de crédito. Siga 5 passos simples, informando a data da viagem e o país de destino e pronto, o cartão será habilitado.

Neste outro exemplo do Banco Original, acesse: cartões > mais opções > aviso viagem > adicionar novo destino. Siga os passos exigidos, defina a data da viagem, o local e pronto.

Existem alguns bancos digitais que dispensam o desbloqueio do cartão para uso em outros países, eles utilizam a localização do celular pessoal do dono do cartão como uma garantia.

Escolha o cartão de crédito internacional ideal pra você, comparando entre mais de 500 opções no site da Compara!


Larissa Ferreira

Autor

Larissa Ferreira

Sou formada em comunicação social e sou especialista em seguros. No entanto, com o tempo, me aproximei mais de Seguro Auto e aprendi muito sobre os tipos de veículo, manutenção e cuidados.

Procurando por um cartão de crédito?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Comparar cartões