< Volver a Finanças

4 dúvidas sobre o funcionamento do cartão de crédito internacional

Escrito por Pedro Da Silva

Você tem um cartão internacional, mas está cheio de dúvidas sobre como usá-lo? Quer saber como funciona o seu pagamento e onde utilizar? Confira abaixo dicas essenciais e dúvidas comuns sobre o funcionamento do cartão de crédito internacional.

Quem pode ter?

cartão de crédito internacional é mais restrito do que os comuns. Mesmo assim, eles são fáceis de conseguir. Os requisitos podem variar de acordo com cada instituição financeira, mas em geral, são:

1. Idade mínima de 18 anos;
2. Comprovante de renda;
3. Endereço fixo.

Quem não tem renda e estuda pode solicitar o cartão universitário. A sua taxa de adesão e anuidade costuma ser mais econômica e o limite, mais baixo.

É preciso pagar em dólar?

Você pode fazer compras em países que cobram em dólar, mas não é necessário ir em agências fazer troca de câmbio. Esse procedimento é feito pela operadora de seu cartão de crédito internacional. Em geral, a fatura traz o resumo da conta em reais e em dólares. O valor em dólares é convertido na data do fechamento de conta e, no final, é mostrado o valor total em reais, com as duas faturas somadas.

Onde é possível utilizar?

Você pode utilizar seu cartão em transferências e compras feitas no PayPal, compras em sites internacionais, em lojas de aplicativos, em viagens internacionais e saques em terminais fora do Brasil.

Dúvidas comuns sobre compras em sites estrangeiros

Não há limite para compras em sites estrangeiros. Mas compras acima de US$ 3.000 têm tributação diferente. Sobre eles, há o imposto de importação, PIS-Cofins e IPI sobre o valor da compra. Para valores abaixo de US$ 3.000, é pago apenas o imposto de importação com alíquota de 60%.

Caso deseje fazer o cancelamento da compra, os grandes sites internacionais possuem essa opção (em geral em inglês). Caso o cancelamento não seja feito, você deve recorrer à Justiça, pois as leis brasileiras garantem a devolução do dinheiro.

Para evitar fazer compras em sites não-confiáveis, sempre pesquise na internet sobre a loja e leia comentários de outros clientes.

Viu como é fácil utilizar o seu cartão de crédito internacional? A partir de agora você poderá aproveitar para comprar produtos do mundo inteiro sem sair de casa e fazer viagens muito mais cômodas!