< Volver a Finanças

5 dicas para aproveitar o 13º salário e começar 2015 no azul

Escrito por Pedro Da Silva

Fim de ano é sinônimo de 13º salário. E sempre que chega essa época, é comum aparecer a dúvida sobre como gastar esse dinheiro com sabedoria. A ideia básica é que o 13º deve ser usado para pagar as dívidas, fazer investimentos e, só depois disso, gastar. Mas é comum que isso não aconteça.

A regra de ouro é: nunca use o 13º para fazer novas dívidas. Use o cartão de crédito apenas para compras que consegue se comprometer e parcele sempre que necessário para se organizar melhor. Se tiver dívidas, o recomendado é informar ao credor que o interesse é de pagar apenas o que deve e tentar negociar.

Confira abaixo cinco dicas para aproveitar bem o 13º salário e começar 2015 no azul:

1. O mais importante é pagar o máximo de dívidas possível. Avalie contas de empréstimos, cartão de crédito, cheque especial e organize-as em ordem decrescente de acordo com as taxas de juros.

2. Após pagar todas as dívidas, ou pelo menos a maior parte delas, o ideal é começar a focar nas férias e demais compras do período. Após organizar as finanças, é possível juntar o que sobrou e comprar presentes de acordo com seu orçamento e até organizar férias de fim de ano. Não esqueça que o período tem despesas de antecipação de IPTU e IPVA e que o cálculo das férias também inclui alimentação, combustível, passeios etc.

3. Se a viagem de férias for para o exterior, o cartão de crédito só deve ser usado quando necessário. O mais vantajoso é comprar a moeda estrangeira no Brasil.

4. Tem financiamento imobiliário? Aproveite o 13º para antecipar o máximo de parcelas que puder. Essa opção não deve ser usada apenas se o orçamento estiver muito apertado e o benefício tiver melhor uso em despesas ou outras dívidas.

5. Essa dica pode ser mais difícil para a maioria das pessoas, mas o 13º é uma oportunidade perfeita para começar ou para turbinar os investimentos. Nem que seja apenas as sobras do valor. E o investimento vai da simples poupança até o mercado de ações, dependendo de quanto sobra. Faça o investimento pensando no futuro. Quer comprar um carro novo? Quer comprar sua primeira casa? Reforçar a aposentadoria? Invista pensando nisso.

No fim, a dica que vale pra todos os casos é: nunca gaste o que não tem, dê prioridade para pagar as dívidas e invista sempre que possível. Controle financeiro exige disciplina e pensar a médio e longo prazo, para isso você tem que começar a modificar seus hábitos de consumo desde hoje mesmo!