Não existem restrições específicas que impeçam que um mesmo titular possua duas contas correntes diferentes, principalmente se estiverem cadastradas em distintas instituições. Na verdade, o recurso pode inclusive contribuir para o seu planejamento financeiro.

Contas de luz, de gás, IPVA, IPTU, condomínio, aluguel, escola, cartão de crédito. São tantas despesas para pagar, que muitas vezes a opção de organizar as finanças passa pela abertura de duas contas correntes, seja no mesmo banco ou em bancos diferentes. Isso possibilita, por exemplo, que os débitos não batam todos no mesmo montante, e também ajuda a negociar prazos, dívidas e vencimentos com cada gerência. Resta saber se, no final das contas, essa flexibilidade é mais vantajosa ou não para o seu caso.

E sim, se a conta é em dobro, os demais serviços também o são: cartão de crédito, talonário de cheques, gerentes e pacotes de serviços, tudo duas vezes. O seu dinheiro não fica todo concentrado em uma única conta e você possui o dobro de possibilidades de pedir empréstimo em caso de necessidades. Na maior parte dos casos, vale a pena ter duas contas correntes, mas deve-se também ficar atento a alguns aspectos.

Benefícios são em dobro, problemas em dobro

Atente às taxas de serviços e em quanto elas vão onerar o seu saldo no final do mês. Dependendo dos bancos, duas contas correntes podem gerar juntas cerca de R$ 50 mensais. Avalie bem se esse valor não é alto demais para pagar ao banco. Além disso, o risco de entrar no crédito especial e ter que arcar com a taxa de juros também será em dobro.

Uma boa dica é pensar bem qual será a funcionalidade da sua conta. Apenas para dividir a forma de pagamentos ou para receber verba de algum trabalho? Nesse caso, o ideal é abrir uma conta-salário, por exemplo – as taxas de manutenção são muito mais baixas e você ainda tem vários serviços a seu dispor, como cartão de crédito (no caso do cartão, pode ser cobrada uma taxa extra).

Você também pode optar por pacotes mais reduzidos, sem cheques ou crédito especial com limites baixos. Os pacotes de serviços são mais simples a manutenção também, então sai mais barata. Analise a proposta de todos os bancos e compare qual a melhor opção para o seu caso. Agora resta tomar a decisão e deixar todo o seu orçamento organizado e funcional.