< Volver a Finanças

Como economizar na viagem com a alta do dólar?

Escrito por Pedro Da Silva

Há alguns meses o dólar fecha os dias com a cotação alta. Em junho de 2014, por exemplo, ele terminou o mês valendo R$ 2,19 e em novembro esse valor subiu para R$ 2,50. Se você vai fazer uma viagem, pode ficar em dúvida sobre como evitar gastos excessivos nesse cenário.

Confira abaixo algumas dicas sobre como economizar em viagens para o exterior com o dólar alto e como não ter sustos com a fatura do cartão de crédito após voltar da viagem.

1. Para evitar dívidas e sustos, o planejamento é fundamental. Nunca compre os dólares de última hora. O mais recomendado é comprar aos poucos, pois se a cotação do dólar subir, você pode esperar um pouco. Ao não comprar com antecedência, você não terá essa alternativa de esperar a melhor hora para comprar.

2.cartão de crédito deve ser usado com o máximo de sabedoria e apenas quando necessário enquanto a cotação do dólar está alta. O mais recomendado é optar por um cartão pré-pago com boas taxas.

3. Os Estados Unidos recebem muitos brasileiros a cada ano. Por isso, outlets de Orlando e Miami já oferecem cobrança em moeda estrangeira, para pagar em reais, sem IOF e câmbio vantajoso. Mas o Banco Central acabou com essa vantagem e bloqueou esse tipo de gastos. Ao perceber esse tipo de operação, a instituição faz o câmbio para o dólar e depois novamente para o real, inflacionando o valor.

4. Após voltar da viagem, se sobrar dinheiro no cartão pré-pago, não revenda se tiver uma viagem marcada para os próximos seis meses. Se a próxima viagem for após essa época, o mais recomendado é vender o que sobrou para a instituição onde o adquiriu.

Com planejamento, a sua viagem ao exterior pode ser feita sem maiores dores de cabeça.