< Volver a Finanças

4 dicas para diminuir as chances de ter o cartão clonado

Escrito por Pedro Da Silva

Vírus em e-mails, ligações falsas com pedidos de dados, descuido na hora de passar a senha do cartão ao pagar a conta em um restaurante ou loja, são apenas algumas das situações que podem contribuir para a clonagem do cartão de crédito.

Esse ainda é um crime que preocupa muito os brasileiros, mas não significa que você deva parar de usar o cartão. Tomando alguns cuidados pontuais, você pode diminuir bastante a probabilidade de clonagem. Confira abaixo quatro dicas para diminuir as chances de ter o seu cartão clonado.

1. Compre apenas de lugares confiáveis

A internet tem como principal vantagem a comodidade na hora de fazer as compras, mas, para que essa comodidade não vire dor de cabeça, é importante pesquisar antes de finalizar a compra.

Ao fazer uma compra online, você compartilha dados como nome, RG, endereço e número do cartão de crédito. Ou seja, um site mal intencionado poderia facilmente utilizar os dados e fazer compras em seu nome. Por isso, sempre se certifique de que o site é seguro, observando se a página apresenta um “cadeado” ao lado do endereço, no momento em que você vai preencher os seus dados.

Antes de finalizar sua compra, faça pesquisas na internet para verificar se outros usuários tiveram problemas.

2. Digite a senha com cuidado

Uma medida simples que pode diminuir bastante as chances de clonagem é digitar a senha certificando-se de que ninguém está olhando. Quando alguém pretende clonar um cartão, o mais provável é que preste atenção na senha digitada. Por isso, não se intimide em esconder com a mão, se for necessário, e sempre olhe ao redor para garantir que ninguém esteja observando você.

3. Cuidado com e-mails suspeitos

Evite abrir e-mails suspeitos. O chamado “phishing” é o tipo de e-mail com promessa de prêmios e benefícios. São perigosos porque instalam programas em seu computador que roubam senhas armazenadas ou dados do cartão de crédito, por exemplo.

4. Não acesse internet banking em outros aparelhos

Ao usar computadores públicos ou lan houses, cuidado com os sites que irá navegar. A mesma regra vale para internet sem fio aberta. Nesses casos, invasores podem acompanhar toda a sua navegação e guardar dados.

Tomando os devidos cuidados, o seu cartão terá menos chance de ser clonado e você eliminará uma grande dor de cabeça de sua vida. E não se esqueça, se o seu cartão for clonado, entre em contato imediatamente com o banco ou emissor do cartão, comunicando o ocorrido.