< Volver a Finanças

Qual o seu perfil de investidor?

Escrito por Pedro Da Silva

A maioria dos brasileiros respira aliviado quando chega o fim do mês e foi possível economizar mesmo depois das contas do cartão de crédito, luz e alimentação. Mas quando sobra dinheiro na conta, chega a dúvida: como o investir corretamente?

Atualmente, os tipos de investidores se dividem em três: conservador, moderado e arrojado. Para saber qual tipo de investimento combina com o seu perfil é necessário primeiramente saber em qual deles você se enquadra.

1. Conservador

Os investidores conservadores são aqueles que não querem arriscar o seu dinheiro. Geralmente, são pessoas que não diversificam nos tipos de investimento e agem com muita cautela. Quem consegue juntar quantias pequenas após pagar contas mensais de cartão de crédito e alimentação, por exemplo, pode preferir não correr riscos.

A Caderneta de Poupança é a opção mais recomendada para quem tem o perfil. Aplicações de renda fixa são as mais comuns.

2. Moderado

Investidores moderados fazem parte de uma espécie de grupo intermediário. Apesar de aceitar mudanças e riscos, preferem digerir informações com o tempo até que se sintam confortáveis e seguros com o assunto.

Podem diversificar os investimentos, mas isso costuma ser feito com cautela, muito planejamento e sem excessos. Se visualizarem algum perigo de prejuízo, voltaram à zona de conforto. Quem tem perfil moderado costuma fazer boas escolhas e colher ótimos resultados a médio e longo prazo.

Entre os investimentos mais comuns e recomendados estão as letras, notas, tesouro, CDBs, imóveis, renda fixa e até ações em algumas situações.

3. Arrojado

O investidor arrojado é reconhecido por pessoas que têm uma carteira de investimentos variada. Além de uma grande diversidade, esses investimentos costumam ser de alto risco e voláteis. Como vantagem, também oferecem maior rentabilidade.

Para lidar com esses tipos de investimentos de maior risco, também é necessário ter mais conhecimento técnico sobre o assunto, além de disponibilidade e interesse em acompanhar o cenário econômico do Brasil e do mundo. Além de uma parcela de sangue frio para saber como agir em momentos de crise.

Entre os principais investimentos desse perfil, estão a moeda estrangeira, debêntures, ações, fundos multimercado e imobiliário.

Sabendo qual é o seu perfil, fica mais fácil encontrar a melhor maneira de agir e caminho a seguir no mundo dos investimentos. E, com isso, fazer o seu dinheiro render de acordo com o seu limite pessoal.