< Volver a Finanças

5 dicas para abrir um negócio próprio

Escrito por Pedro Da Silva

Ter o próprio negócio é um sonho cada vez mais realizável, sobretudo no Brasil, onde o empreendedorismo está em alta já há algumas décadas. Para não enfrentar turbulências na realização de seu sonho, confira algumas dicas:

1. Antes de começar um negócio, é preciso saber quais suas fontes de financiamento. Dependendo do tamanho da “empresa”, basta um cartão de crédito para começar, como no caso dos profissionais liberais autônomos (jornalistas, contadores, etc.) que trabalham por conta própria. Se o projeto é de grande porte, você talvez precise até de financiamento de terceiros ou da obtenção de crédito em bancos.

2. Especialistas concordam que planejamento é fundamental para o sucesso do negócio. Você conhece bem o mercado? Sabe quais os desejos do consumidor e o perfil do seu público-alvo? Sabe quais as estratégias (de vendas, de marketing, de atendimento) que funcionam e o que deve ser evitado? Realize uma pesquisa profunda antes de colocar seu sonho no papel.

3. Você já deve ter ouvido falar do famoso plano de negócio. Trata-se de um documento importante, e você não precisa elaborá-lo sozinho. O SEBRAE oferece cursos gratuitos para ajudar pequenos e médios empreendedores a elaborarem esses e outros documentos essenciais para o sucesso do negócio. E o melhor, você não precisará usar o cartão de crédito ou desembolsar um centavo por isso!

4. Muitas pessoas querem abrir sua própria empresa para trabalhar com que amam. E isso deve ser um dos pilares do seu projeto: o amor pelo que faz. Afinal, para que enfrentar as dificuldades e inseguranças relacionadas ao empreendedorismo se não for para trabalhar com o que se gosta? Antes de iniciar qualquer empresa, verifique se você realmente gosta da área e acordará motivado todo dia.

5. Se você tem um bom dinheiro para investir, pode ser uma boa ideia investir no franchising. As vantagens de se ter uma franquia é que você já começará um negócio cuja marca é consolidada e com clientela fiel. Além disso, terá toda a estrutura e processos administrativos prontos, além de receber orientação. Mas não se iluda, assim como qualquer outra empresa, o retorno demora para vir, e você também terá que adaptar a franquia para o local em que será instalada.

Aproveite essas dicas e comece a planejar sua empresa, com o seu jeito. Aproveite também para saber mais sobre empreendedorismo, finanças pessoais, cartão de crédito e outros temas de interesse no nosso blog!