< Volver a Finanças

Vale a pena ter mais de um cartão de crédito?

Escrito por Pedro Da Silva

Atualmente, ter um cartão de crédito traz inúmeras vantagens. Ele traz a possibilidade de juntar milhas, parcelar compras e também é uma rede de segurança para gastos imprevistos. Mas será que vale a pena ter mais de um cartão? Até que ponto essas vantagens não podem se tornar prejuízos? Confira abaixo os principais prós e contras sobre o assunto.

Em geral, quem tem maior controle sobre o seu orçamento e não tem histórico de usar todo o limite do cartão pode optar porque ter mais de um cartão sem maiores problemas. Mesmo assim, é importante ter cuidado especial com a anuidade (com exceção de bandeiras que oferecem anuidade grátis).

Ao contrário da situação acima, para quem não consegue exercer muito controle no seu orçamento olhar a fatura do cartão de crédito é sempre um momento de tensão. Por isso pode ser preferível não ter mais de um. Nesses casos, o cartão deve ser usado apenas quando for realmente necessário.

Entre a principal vantagem de ter vários cartões de crédito está a chance de ter vários programas de milhas. Por ser um número maior de milhas, entretanto, também é importante ter atenção às datas de validade para que elas não expirem antes do uso. Como desvantagem, está a maior probabilidade de se afundar em dívidas, já que as contas provavelmente serão mais altas.

Dicas para cartão de crédito

1- Se optar por mais de um cartão, faça com que as datas de vencimento tenham uma diferença de 15 dias. Esse prazo oferece um tempo maior para organizar as contas.

2- Mais do que a quantidade de cartões, a soma dos limites deve ser um dado a ser olhado com atenção. O recomendado é que todos os limites somados não ultrapassem 50% da renda líquida mensal.

Ter mais de um cartão pode ser recomendado em alguns casos, enquanto em outros deve ser evitado. Mas, em todos esses casos, o cartão de crédito pode ser um instrumento fantástico, desde que usado com bom senso e de acordo com o seu orçamento e objetivos. Com um bom planejamento, as desvantagens de ter mais de um cartão são facilmente eliminadas.