< Volver a Finanças

Limpei meu nome, posso pedir um cartão de crédito?

Escrito por Pedro Da Silva

Ter seu nome incluído na lista do SPC (Sistema de Proteção ao Crédito) e ficar com o “nome sujo” é uma situação bastante desagradável, a qual infelizmente muitos brasileiros enfrentam. Se você já passou por isso, conseguiu negociar, quitar suas dívidas e “limpar” seu nome no mercado, pode ter que realizar algumas medidas simples ou esperar um certo tempo antes de tentar obter um novo cartão de crédito.

Depois de quitada a dívida, cabe ao credor (como loja, banco ou bandeira de cartão de crédito) retirar o nome do cliente da “lista negra” de devedores junto ao SPC. Mas se o nome do cliente foi parar no Cartório de Protestos, cabe a ele mesmo comparecer ao Cartório com uma carta de quitação em mãos, comprovando que o débito foi quitado.

Em alguns casos, também acontece de o CPF estar suspenso ou cancelado. Isso pode ocorrer no caso de uma pessoa estar devendo a Declaração do Imposto de Renda, por exemplo. Para consultar a situação do seu CPF, visite o site da Fazenda e confira gratuitamente se seu documento está em situação regular.

Se depois de conferir que está tudo ok, você ainda tiver dificuldades em obter um novo cartão de crédito, pode ser que tenha de esperar algum tempo até tentar obter crédito novamente.
Segundo o SPC, o nome do consumidor é retirado do banco de dados da instituição em até 72 horas depois que o credor contacta a agência para a retirada. Em alguns casos, esse período pode ser até reduzido para 24 h. Se já se passaram vários meses e você ainda não consegue obter novo crédito, apesar de ter quitado todos os seus débitos, pode entrar em contato com a agência do SPC Brasil mais perto de você para pedir orientações e conferir se há alguma irregularidade.

Como em outras situações, a melhor maneira de evitar problemas de crédito é através da prevenção. Confira dicas para manter seu orçamento equilibrado no Compara, e aproveite para fazer cotações gratuitas de seguros de viagem e de automóvel, além de conhecer as melhores opções de cartões de crédito disponíveis hoje no Brasil (inclusive sem anuidade).