< Volver a Finanças

Empreendedor: 5 dicas para abrir um novo negócio

Escrito por Pedro Da Silva

Todo empreendedor é um herói anônimo, uma pessoa que tem a coragem de desistir da estabilidade da carteira assinada para investir nos seus próprios sonhos.

Mas para seu empreendimento dar certo, é preciso um planejamento cuidadoso, inclusive na hora de obter crédito, seja para começar um novo negócio ou para ampliá-lo. Até mesmo pra usar o cartão de crédito é necessário muita responsabilidade. O objetivo é manter sua empresa, mas também fazê-la decolar e dar lucros. Confira algumas dicas para ser bem-sucedido na captação de crédito:

1. Se seu negócio é de pequeno porte, pode ser que se classifique dentro dos critérios para concessão de microcrédito, que tem juros baixos e período de carência para começar a pagar. O financiamento é geralmente oferecido por bancos estatais, mas há opções privadas. Você pode procurar saber mais em agências de orientação ao micro e pequeno empresário, como o SEBRAE ou o Banco do Nordeste, entre outras.

2. O ideal é não realizar empréstimos em bancos comerciais, que cobram juros altíssimos e podem deixar o empreendedor endividado. A opção de pedir crédito a bancos deve se restringir a empreendedores experientes, que tenham um plano de negócios bem detalhado e amplo conhecimento sobre esse tipo de obtenção de capital. Dos bancos comerciais, o melhor é manter apenas o cartão de crédito e a conta corrente/poupança, entre outros serviços, mas passar longe de empréstimos.

3. Tenha um plano de negócios. Mesmo que você seja iniciante no mundo dos negócios, ou ainda estiver pensando em abrir sua empresa, criar um plano de negócios detalhado vai definir qual sua necessidade de crédito e possibilidades de lucro, para que possa pagar o quanto antes a dívida contraída, ao mesmo tempo em que continua investindo.

4. Com um bom plano de negócios em punho, procure na sua rede de contatos alguém que possa ter o perfil de investidor. Pode ser um parente, colega de trabalho, ex-chefe, cliente, ou ainda alguma pessoa que tenha interesse em sua área de atuação e dinheiro disponível para investir.

5. Outra opção recomendada é criar alianças com fundos de investimento. Dependendo do setor, há inúmeros programas – inclusive federais – de incentivo ao empreendedorismo. Procure participar de eventos para empreendedores que tenham como foco o crédito.

Com essas dicas, você pode planejar melhor o crescimento de sua empresa. Pesquise com Compara outros temas interessantes na área econômica, como finanças pessoais, cartão de crédito, como poupar e muito mais! 😉