< Volver a Consórcio

Como funciona um consórcio de serviço?

Escrito por Pedro Da Silva

Planejar e preparar grandes celebrações pessoais é o sonho de muita gente, mas o enorme orçamento necessário para tirar esses sonhos do papel muitas vezes desanima e até faz desistir. Saber dividir os gastos e aproveitar os benefícios do cartão de crédito pode ajudar nas contas, mas o consórcio é a melhor forma de fazer esse tipo de sonho se tornar realidade. Você já ouviu falar no consórcio de serviços?

O consórcio de serviços permite que grandes eventos e ações sejam feitos sem prejudicar o orçamento, sem que seja necessário fazer financiamento. Além de festas de casamento e formaturas, o consórcio de serviços é normalmente usado para cirurgias plásticas, educação, turismo e reformas.

Para usar o consórcio, é necessário escolher o valor da carta de crédito, que é a quantidade de dinheiro que será usada para o serviço. E então a empresa responsável pelos consórcios abre um grupo para todos os interessados na mesma finalidade.
Os participantes desse grupo pagam parcelas durante período determinado, enquanto a administradora cuida de sorteios e do dinheiro. Um sorteio é realizado com periodicidade específica para cada administradora. E o nome sorteado recebe o valor da carta de crédito para gastar, embora tenha que continuar pagando as parcelas a cada mês até o consórcio chegar ao fim.

A duração de um consórcio pode variar. Um consórcio de festa, por exemplo, pode durar entre um e quatro anos. Se o consórcio durar quatro anos, você teria que esperar esse tempo para realizar a festa se for sorteado apenas no final. Assim como acontece se o pagamento da fatura do cartão de crédito não for paga na data, atrasar o pagamento de uma parcela do consórcio acarreta em juros e multa. Se houver muitos atrasos, é possível ser excluído do grupo, e o dinheiro só pode ser resgatado após o fim do consórcio com dedução da multa.

Da mesma forma que acontece com a manutenção de contas mensais, como água e cartão de crédito, o consórcio exige planejamento. Mas se organizando para pagar as parcelas em dia, basta cruzar os dedos e torcer para ser sorteado o quanto antes e tirar o sonho do papel!