< Volver a Finanças

8 conselhos para morar em uma república

Escrito por Pedro Da Silva

Estudar longe de casa é uma ótima forma de exercitar a individualidade. Para isso, morar em repúblicas pode ser divertido e instigar a independência, além de permitir gastar menos com as despesas. É nessa época que é essencial aprender a morar sozinho e a conviver com diferentes personalidades em um esquema coletivo.

Para facilitar a sua mudança reunimos 8 conselhos sobre gastos, contas e convivência dentro de uma república, confira abaixo:

1. Independente de dar sua cota do mês em dinheiro em espécie ou pagar por cartão de crédito, é importante que, em geral, cada morador da república pague a mesma quantia. Todas as despesas (água, luz, internet, aluguel diarista etc.) são divididas pela quantidade de moradores.

2. A exceção à regra acontece apenas em casos de acordos prévios sobre quartos mais caros, como os ambientes com suíte. Mas é importante que isso seja especificado antes do período de pagamento para evitar conflitos.

3. Para que não haja problemas, uma boa ideia é fazer uma planilha organizada com todos os gastos fixos do mês. Com os gastos fixos entendidos, chega a hora de especificar os gastos flutuantes, como os de alimentação.

4. As pequenas compras são as que costumam gerar mais confusão. Se a maioria dos moradores faz as refeições fora de casa, por exemplo, não há razão para que os gastos com alimentação sejam divididos igualmente. Se há quem sempre faça refeições em casa, os gastos podem ser divididos apenas entre eles.

5. Não esqueça que sempre se alimentar fora de casa pode aumentar – e muito – os gastos mensais. Por isso se programe para fazer feiras no supermercado usando o seu cartão de crédito e cozinhar em casa!

6. Uma boa ideia de mobiliar a casa sem sobrecarregar ninguém é fazer com que cada morador ajude com a compra de um móvel. Caso o móvel seja caro a ponto de comprometer o seu orçamento, use o parcelamento do cartão de crédito e pague aos poucos, com mais tempo para se planejar.

7. Contratar uma diarista pode ser cômodo, mas nem sempre o dinheiro permite essa regalia. Mas isso pode ser facilmente resolvido se a faxina for feita pelos moradores. Pode haver um dia fixo para todos fazerem a faxina ou dividir o grupo em duplas, com cada uma responsável por uma semana de limpeza.

8. Geralmente há ao menos um morador que é bom na cozinha. Nesses casos, é justo que ele ganhe um desconto no aluguel, já que preparar refeições consome tempo, sem contar na economia dos demais por não precisar comer fora.

Seguindo as dicas acima, vai ficar muito mais fácil desfrutar desse período de aprendizado e amadurecimento sem passar por crises!