< Volver a Finanças

Os 10 mandamentos do cartão de crédito

Escrito por Pedro Da Silva

Há quem afirme que os cartões fazem mal à saúde financeira. Mas é importante perceber que o problema não está propriamente neles e sim na maneira que são usados. Saber como usar corretamente um cartão de crédito garante que todos os seus benefícios serão desfrutados sem que a vida financeira fique abalada.

E você sabe quais são as suas principais regras de uso? Confira abaixo os 10 mandamentos do cartão, sobreviva em meio às ciladas e não caia mais em armadilhas!

1. Gastos planejados: um dos principais problemas do cartão é a falsa sensação de “gastar sem tirar nada do bolso”. Nunca esqueça que todo gasto tem um custo e que a fatura no fim do mês é certa. Isso significa que cada gasto deve ser planejado para que a situação fique sob controle e o limite seja compatível com a renda mensal.

2. Contas em dia: os juros do cartão são altos, por isso é importante sempre pagar as faturas em dia. Parcelar a dívida ou pagar o valor mínimo acaba por criar uma conta ainda mais cara.

3. Cartão de loja: atualmente, quase todas as lojas possuem um cartão próprio e se aceitar todos eles, vai precisar de uma bolsa exclusiva para cartões. Por isso, cartões de crédito de lojas devem ser aceitos apenas se você for um frequentador assíduo e se houver benefícios em troca.

4. Entenda as regras: cada cartão possui suas particularidades, com juros, regalias e anuidades diferentes. Informe-se sobre cada um deles, mas escolha somente após ter lido todas as regras e estar ciente dos seus compromissos e benefícios.

5. Acompanhamento da conta: o mandamento dos gastos planejados está completamente ligado ao acompanhamento frequente da sua conta. E acompanhar a conta é particularmente fácil com o cartão de crédito, pela possibilidade de visualizar a fatura online a qualquer hora do dia.

6. Cartão nacional x cartão internacional: o cartão internacional possui anuidade mais alta do que o nacional. Por isso, ele só deve ser escolhido por quem faz compras regulares online, em sites estrangeiros ou viaja para fora do país, ao menos uma vez por ano.

7. Milhas: programas de milhagens são, certamente, um bom motivo para usar o cartão. Ao fazer compras cotidianas, o valor é convertido em milhas que posteriormente podem ser trocadas por produtos ou passagens aéreas. Mas não vale usar o cartão descontroladamente só para juntar pontos!

8. Cuidado ao fechar cartões não utilizados: antes de fechar um cartão, é importante obter conselhos financeiros. Eliminar um cartão do bolso pode ter impacto negativo nas finanças por causa da diminuição do crédito disponível para emergências. Por isso o planejamento é fundamental. Você pode, por exemplo, ter um cartão sem anuidade; não há gastos extras envolvidos, mas ele permanece ativo pra qualquer necessidade.

9. Comparação: como dito anteriormente, todas as ofertas de cartões devem ser comparadas. Mas, além disso, é preciso perceber a grande diferença de preço entre cada instituição e usar isto a seu favor para conseguir descontos de anuidade.

10. Nada de manter as aparências: tente não se influenciar comprando o que a maioria das pessoas possui, se o item em questão não for útil para o seu dia-a-dia. Isso cria problemas financeiros e deixa seus sonhos mais longe de serem realizados.

É importante seguir os mandamentos acima para não se tornar um escravo do cartão e ter uma vida financeira equilibrada. Aproveite e use o Compara para escolher o melhor cartão de crédito para o seu perfil!