< Volver a Finanças

Consumidor troca o uso do cheque por cartões

Escrito por Pedro Da Silva

Já se tornou uma constante: os consumidores deixam o cheque de lado e utilizam os cartões de crédito e débito no seu cotidiano porque são mais práticos e seguros.

Segundo o Banco Central, as estatísticas de 2013  informavam que a utilização do cartão de crédito atingiu R$ 534 bilhões, enquanto a do cartão de débito era de R$ 293 bilhões, naquele período. No total, foram realizadas 4,9 bilhões de transações com o débito e 5 bilhões de transações com o cartão de crédito. Esse valor representa um aumento de 14,7% e 23,4%, respectivamente.

Ao mesmo tempo, o cheque segue em declínio. Ano passado o seu uso caiu 9,3% em relação ao ano anterior, e o uso de transferência de crédito e débito direto cresceram, respectivamente, 6,4% e 16,7%.

A pesquisa também detalhou que o atendimento pela internet foi o mais usado em 2013, representando 39,5% de todas as operações e aumento de 23,1% com relação ao ano anterior. Já as transações efetuadas em postos de atendimento e agências físicas caíram 1,7%.

Como utilizar o cartão de crédito conscientemente?

Apesar do aumento claro no uso do cartão, e de todos os benefícios que ele pode trazer, é importante que ele seja utilizado de forma consciente.

1. Toda comodidade tem um custo. E ele é alto. O cartão é uma das modalidades potencialmente mais caras, no caso de atraso no pagamento e, por isso, você deve sempre pagar as faturas em dia e evitar ao máximo parcelar ou pagar apenas o mínimo.

2. O limite do cartão deve ser de, no máximo, 50% da renda mensal. Nunca gaste mais do que o seu orçamento suporta.

3. Pagar outras contas com o cartão pode parecer cômodo, mas muitas administradoras cobram tarifas para que esse serviço seja realizado. É preciso pesar se a prática realmente vale a pena.

4. Use uma planilha para anotar todas as despesas pagas com o cartão. A maneira mais eficaz de controlar os gastos e usar o cartão de crédito de forma consciente é ter completo controle sobre tudo o que é comprado. Isso também evita surpresas quando a fatura chegar.

Você ainda não desfruta das regalias que um cartão de crédito oferece? Não perca mais tempo e solicite o seu com as dicas do Compara, agora mesmo.