< Volver a Finanças

Como decorar imóveis alugados sem gastar muito?

Escrito por Pedro Da Silva

Ao se mudar para um imóvel alugado, a maioria das pessoas opta por não decorar os ambientes do seu jeito por imaginar que a moradia é temporária. Mas morar num imóvel alugado não significa que o lugar não pode ter o seu estilo próprio.

Há formas de decorar o ambiente e deixá-lo com a sua cara, sem quebrar as regras características desse tipo de moradia. E ele pode ser decorado com economia, para não gastar um alto valor num imóvel que não é seu e que você morará apenas por um tempo delimitado. E o cartão de crédito pode ser um bom aliado na hora de economizar.

Cuidados

Antes de decorar o imóvel alugado, é importante tomar algumas precauções. A imobiliária deve confirmar que as alterações que serão realizadas não irão trazer problemas na hora de entregar o imóvel.

Muitos detalhes referentes a esses tipos de mudanças se encontram no próprio contrato de locação. Em geral, o imóvel deve ser devolvido da mesma forma que foi alugado. E esse detalhe já impossibilita alguns tipos de mudanças, mas não se preocupe tanto com isso, há formas e formas de mudar a cara de um lugar.

Outro cuidado deve ser tomado quanto aos gastos. Antes de começar a decoração, estipule um limite de orçamento. Tente se conter e aproveite possíveis descontos e facilidades de parcelamento na hora de pagar com o cartão de crédito.

Dicas

1. O papel de parede é um bom acessório para mudar totalmente o ar do ambiente. Mas como ele raramente pode ser reaproveitado após ser retirado das paredes, é recomendado usar materiais de baixo custo ou aplicar o papel de parede sobre chapas de MDF cru, que podem ser descoladas.

2. Adesivos também podem ser usados na decoração do imóvel alugado. Eles são econômicos e fáceis de instalar. Uma cozinha com azulejos antigos, por exemplo, ganha uma roupagem nova e moderna ao ser decorada com adesivos. Opte por adesivos menos resistentes, pois são mais econômicos.

3. Quadros e molduras deixam qualquer sala mais aconchegante. Escolha um tema de sua preferência e adicione quadros pela parede. Os quadros também podem ser feitos com fotos da família emolduradas. Eles podem ser postos em salas, corredores e quartos. Para não furar a parede, use ganchos adesivos.

Luminárias, tapetes, almofadas… Basta usar a criatividade na hora de decorar imóveis alugados e sempre dar preferência aos itens mais econômicos ou que podem ser levados para outro apartamento ou casa. E, sempre que necessário desfrute do cartão de crédito na hora de fazer compras parceladas e se organizar para pagá-las em até 40 dias.