< Volver a Finanças

10 passos para ter uma vida financeira feliz

Escrito por Pedro Da Silva

Todos desejam ter uma vida financeira feliz e equilibrada para poder colocar os sonhos em prática e fazer investimentos. Mas a maioria das pessoas têm dificuldades para encontrar esse equilíbrio.
Saber o momento certo de usar cartão de crédito e se especializar na atividade atual para ganhar um salário melhor certamente são fatores que contribuem para esse objetivo.

Confira 10 passos para ter uma vida financeira feliz:

1. Saber o que é necessário no orçamento e o que pode ser cortado é essencial. Sempre verifique os gastos mensais e identifique os itens supérfluos e gaste apenas com o importante.

2. O planejamento é fundamental para administrar bem o dinheiro e ajuda a economizar, auxiliando a encontrar formas de ganhar mais.

3. Investir também é essencial para uma vida financeira mais feliz. O recomendado é ter uma reserva de pelo menos 3 meses de despesas e ter esse dinheiro aplicado em investimentos como a poupança.

4. É eficaz viver com gastos a um degrau abaixo do que se poderia sustentar e nunca se prender às aparências. Gastar abaixo do que seria possível ajuda a criar uma margem para economizar e não criar déficit.

5.cartão de crédito pode ser usado ao seu favor para uma vida financeira feliz. Há estabelecimentos que dão descontos para compras em cartão ou oferecem possibilidades de parcelamento sem juros, o que cria a alternativa de se programar para os gastos a longo prazo.

6. Investimentos mais arrojados do que a poupança também podem contribuir para uma vida financeira mais feliz, mas com algumas ressalvas. A bolsa de valores, por exemplo, não é uma boa opção para inexperientes. Há outros tipos de aplicações para curto, médio e longo prazo e de riscos diferenciados.

7. Se privar de toda diversão não funciona, pois de uma hora para outra o gasto pode sair do controle. É recomendado se presentear periodicamente com algum tipo de gratificação. Dessa forma, a reeducação financeira permanece intacta e os grandes sonhos e equilíbrio não são perdidos.

8. As armadilhas podem ser fatais. Empréstimos, por exemplo, podem ajudar a realizar um sonho com maior rapidez, mas possuem muitos juros embutidos. O caminho mais longo é mais consistente.

9. Os seguros são importantes e recomendados para proteger você, seus familiares e seus bens de qualquer imprevisto. Com eles, o que foi conquistado num longo período não corre o risco de ser perdido.

10. Faça o monitoramento constante do seu progresso. Estabeleça metas, faça listas e sempre se certifique de que elas estão sendo cumpridas.

São conselhos simples, mas que podem fazer toda diferença quando corretamente administrados. Gerenciar a vida financeira é um aspecto imprescindível na rotina de qualquer profissional que tem planos e perspectiva de acumular patrimônio ou investir em novas oportunidades. Com Compara você encontra as melhores opções de cartão de crédito do mercado, confira! 😀