< Volver a Finanças

10 dicas pra ir ao shopping e não gastar dinheiro

Escrito por Pedro Da Silva

Ir ao shopping e não gastar parece um paradoxo. Mas algumas pessoas não conseguem controlar seus gastos e ultrapassam os limites do cartão de crédito, o que pode se transformar numa bola de neve. Para usar seu cartão de crédito de maneira consciente, confira nossas 10 dicas:

1. Avalie se você tem um problema sério e peça ajuda. A compra compulsiva pode ser uma questão de saúde, ligada a problemas de ansiedade. Se for o caso, procure ajuda profissional, e obtenha aconselhamento de um terapeuta.

2. Evite ir ao shopping quando estiver estressado ou ansioso. Ainda que você não seja compulsivo, a ansiedade é um dos principais fatores para compras desnecessárias.

3. Procure outros passeios. Ir ao parque, fazer uma caminhada na praia, visitar amigos: lazer que não gasta muito e que faz bem ao bolso.

4. Deixe seu “poder de compra” em casa. Uma medida drástica, mas que funciona para quem quer evitar compras desnecessárias a todo custo é ir ao shopping apenas com o dinheiro do estacionamento, ou para despesas básicas, deixando cheques, cartão de crédito e de débito em casa.

5. Não se deixe seduzir pelas promoções. Descontos de 30%, 50% e até de 75% podem fazer muitas pessoas comprar algo de que não precisam, apenas por estar uma “pechincha”. Não caia nessa.

6. Faça uma planilha de gastos mensal. Essa dica é básica. Tenha um caderninho (ou planilha no Excel, para os mais organizados) onde gastos e renda estejam detalhados.

7. Não use seu limite do cheque especial. Você evita juros e também não se preocupa com o acúmulo de dívidas.

8. Prefira parcelar em um número pequeno de cotas. A compra parcelada em mais de quatro vezes já pode ser um incômodo e levar ao acúmulo de dívidas.

9. Se sua amiga ou amigo gosta de gastar, converse sobre seu desejo de moderar os gastos. Pessoas que gastam muito tendem a ter amigos que adoram comprar também.

10. Faça uma lista com suas metas, como a compra de um carro, casa ou uma viagem. Ter metas lhe motivará a poupar.

Aqui no Compara você encontra muitos artigos com dicas para continuar economizando, confira!