< Volver a Finanças

Já conhece os principais pontos do abono salarial?

Escrito por Pedro Da Silva

Você sabia que, todos os anos, os trabalhadores brasileiros podem receber um auxílio financeiro a mais do governo? Nem faz falta dizer que o valor porque mesmo que modesto, ajuda no orçamento doméstico e no pagamento das despesas cotidianas, como o cartão de crédito, telefone, e outras tantas.

Trata-se do abono salarial, benefício no valor de um salário mínimo pago aos trabalhadores que recebem até dois salários-mínimos por mês (ou seja: R$1.356,00). O mesmo pode ser retirado por qualquer trabalhador que atenda aos requisitos necessários. São eles:

1 – Receber durante o ano cerca de dois salários-mínimos por mês.
2 – Ser cadastrado no PIS/PASEP há no mínimo cinco anos.
3 – Estar cadastrado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), no ano-base considerado.
4 – Ter carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano em questão.

Para receber o abono salarial, você precisa conferir o cronograma de pagamentos, baseado no mês de nascimento do trabalhador ou no seu número de inscrição no PASEP.
Para os inscritos no PIS, o benefício (no valor de R$678,00) pode ser retirado nas agências da Caixa Econômica Federal, segundo um cronograma que se baseia no seu mês de nascimento. Os documentos necessários são o número do PIS e um documento de identidade válido, como o RG, a carteira de habilitação ou de trabalho.

O valor também pode ser creditado diretamente em conta da Caixa Econômica, caso o beneficiado tenha conta no banco, ou na folha de pagamento, se a empresa ou instituição for conveniada. Quem tem o Cartão Cidadão também pode receber o valor nas casas lotéricas e Correspondente Caixa Aqui.

Já os trabalhadores cadastrados no PASEP recebem pelo Banco do Brasil, e o cronograma foi desenvolvido de acordo com o último dígito de seu número de inscrição. Até o dia 30 de junho, todos os benefícios terão sido pagos.

Se você recebeu seu abono salarial e quer conhecer outras maneiras de otimizar seu orçamento, conheça também opções mais econômicas e vantajosas de cartão de crédito, fazendo uma cotação online gratuita com Compara: há opções de cartão de crédito sem anuidade e que oferecem bons programas de bônus e milhas.