< Volver a Finanças

Como trocar de plano de saúde sem cumprir carência?

Escrito por Pedro Da Silva

Quando pensamos em trocar de plano de saúde, nos sentimos desconfortáveis com a ideia de  enfrentar burocracia e passar por um tempo sem cobertura, período conhecido como “carência”, em que não podemos contar com os serviços do novo plano, apesar de já estarmos pagando por ele.

As parcelas do plano de saúde também precisam estar sempre em dia, caso contrário, fica mais difícil migrar de operadora. As contas do plano devem estar sempre em dia assim como no caso das contas de luz, internet, cartão de crédito e outras despesas fixas da casa.

Para proteger o consumidor, desde 1999 valem novas regras relativas à carência dos planos de saúde, que, em alguns casos, não precisa mais existir. Saiba quando não é preciso cumprir carência:

1- Se a sua operadora de plano de saúde atual teve o registro cancelado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), ou entrou em pedido de falência. É preciso ingressar em um novo plano em até 60 dias depois de publicada a decisão da ANS.

2- Se você é dependente de um plano de saúde cujo titular faleceu ou se você perdeu o direito de ser dependente, como no caso dos filhos que atingem a maioridade, por exemplo, é possível trocar de plano sem carência.  Novamente, o cliente tem até 60 dias para efetuar a mudança.

3- Se o titular for demitido ou exonerado sem justa causa, ou aposentado, também pode solicitar troca de plano sem carência.

4- Para quem ingressar em um plano de saúde coletivo, contratado por sindicatos e associações, desde que respeite os prazos e condições legais.

Documentos e trâmites

Para obter seu novo plano sem carência, é preciso apresentar alguns documentos, como o comprovante de pagamento dos últimos três meses do seu plano anterior e um comprovante em que conste a data em que o plano foi contratado. No caso de um plano coletivo, leve o contrato realizado pela Pessoa Jurídica responsável.

Os documentos devem ser levados ao novo plano de saúde, que terá 20 dias para responder se sua solicitação de isenção de carência foi aceita.

Além da revisão de gastos com o plano de saúde, você também pode economizar em outros âmbitos financeiros. Que tal enxugar o orçamento e conferir as oportunidades de cartão de crédito sem anuidade e com outros benefícios disponíveis no mercado, realizando uma cotação gratuita no site ComparaOnline?