< Volver a Finanças

5 maneiras de ganhar dinheiro sem sair de casa

Escrito por Pedro Da Silva

Faturar uma renda extra já é bom demais — e quando esse rendimento adicional é obtido por meio de trabalhos feitos no conforto de seu home office, melhor ainda! Muitos brasileiros já estão vivendo a realidade de ganhar dinheiro sem sair de casa e, de quebra, obtendo uma ajudinha para quitar as contas do dia a dia: como a fatura do cartão de crédito, por exemplo. Pensando nisso, fizemos este texto com 5 ideias bem bacanas para você turbinar a renda mensal familiar. Continue a leitura e conheça também as vantagens de ganhar dinheiro sem sair de casa!

Vale ressaltar que o termo home office (apesar de se traduzir literalmente como “escritório em casa”) não necessariamente implica que um trabalho será feito em casa. É possível realizar seu ofício em cafés, aeroportos, espaços de coworking, entre outros.

Com os avanços da internet, diversas tecnologias de informação foram desenvolvidas, permitindo que essa modalidade esteja em constante crescimento pelo mundo: no Brasil, o número de trabalhadores desse tipo é um dos que mais cresce.

Como ganhar dinheiro sem sair de casa?

1. Venda direta de cosméticos

Obter renda extra vendendo cosméticos já é uma prática antiga, porém continua se fortalecendo a cada dia. Além de empresas tradicionais de marketing direto, como Avon e Natura, nomes como a norte-americana Mary Kay prometem lucros interessantes e a possibilidade de crescimento profissional. E o melhor: tudo isso sem a necessidade de se deslocar até a empresa.

Destacam-se, nessa opção, pessoas carismáticas, comunicativas, proativas e, é claro, apaixonadas por cosméticos. Você pode se sobressair começando a vender esse tipo de produto para familiares e amigos e, então, expandir sua rede de clientes por meio de indicações, na medida em que for desenvolvendo seu trabalho.

2. Produção de conteúdo web

Em tempos nos quais as ferramentas online são as maiores parceiras das empresas, e com a força das estratégias de marketing digital, profissionais com facilidade para redação e revisão de textos são bastante requisitados.

Ao trabalhar como freelancer, os redatores podem redigir e até revisar posts para blogs, sites e redes sociais, utilizando apenas a internet e o computador pessoal, o que é uma ótima opção para ganhar dinheiro sem sair de casa.

Para ampliar as possibilidades, criar um portfólio online é essencial, pois é uma excelente maneira de mostrar seu trabalho a novos clientes. Há vários portais que oferecem oportunidades para freelancers, e uma rápida busca já é capaz de indicar algumas alternativas interessantes.

3. Doces e salgados

Essa é uma atividade bem tradicional e é perfeita para aqueles que são apaixonados por fazer doces e salgados — além de garantir uma boa grana do fim do mês. Doces personalizados para festas, como trufas, cupcakes e bolos decorados são os mais procurados. Salgadinhos como mini-pastéis, coxinhas, quibes, etc, também costumam fazer bastante sucesso.

Ainda vale dizer que, para sair na frente, é preciso se diferenciar da concorrência e adotar práticas que facilitem a venda do seu serviço: aceitar pagamentos via cartão de crédito é uma dessas táticas.

4. Aulas particulares

Quem tem facilidade para ensinar e possui experiência em um determinado assunto, pode recorrer às aulas particulares, utilizando o próprio espaço da casa, como um quarto ou sala extra. Dar aulas de reforço de matemática, química ou física, ou ensinar um idioma como o inglês, são algumas das possibilidades.

Naturalmente, as aulas não precisam se restringir às citadas acima, pois elas são só alguns exemplos. O ideal é fazer a seguinte pergunta: quais são as suas principais habilidades? Muitas pessoas também procuram aprender a tocar um instrumento musical, por exemplo.

Para ajudar a divulgar seu trabalho, você pode fazer publicidade com folhetos e cartazes, começando por sua vizinhança e depois ampliando seu raio de alcance. Outra grande estratégia, que pode ser ainda mais efetiva, é se aproveitar do poder das redes sociais — portanto, crie uma página no Facebook e divulgue-a para seus amigos.

5. Prestação virtual de serviços

Atualmente, é possível utilizar a web para realizar dezenas de serviços, inclusive os que tradicionalmente são prestados pessoalmente. Pessoas bem organizadas e comprometidas podem trabalhar como Assistente Virtual, que é uma atividade bastante alinhada com as necessidades daqueles que trabalham muito e, na correria do dia a dia, não conseguem realizar suas tarefas.

Como esse tipo de assistente, você pode ajudar em afazeres do cotidiano: levar e buscar roupas na lavanderia, pagar contas, fazer reservas de uma viagem corporativa ou de lazer e até reservas em um restaurante para uma comemoração especial.

Há, ainda, o Concierge Virtual — que faz os mesmos serviços que um concierge físico faria em um hotel, só que para diferentes tipos de segmentos, como a elaboração de pacotes promocionais para clientes, reservas de ingressos para eventos e planejamento de casamentos e outros tipos de festa.

Os maiores benefícios de trabalhar em casa

Dentre as grandes vantagens de poder ganhar dinheiro sem sair de casa, destacamos as 4 principais. Confira a seguir!

1. Maior comodidade

Trabalhar em casa lhe dá o privilégio de montar um escritório confortável e que atenda suas necessidades, além de não precisar usar transporte público e nem enfrentar o trânsito de sua cidade.

Sendo assim, você ganha mais tempo e pode investi-lo em aumentar sua produtividade, bem como se poupar do estresse de ter de correr caso acorde atrasado, por exemplo.

2. Flexibilidade de horários

Esse é um dos pontos mais altos do home office, uma vez que é possível organizar seu tempo de acordo com os horários em que você consegue trabalhar melhor — seja de manhã, à tarde ou até de madrugada. Também fica mais fácil lidar com imprevistos, como uma consulta médica de emergência ou resolver alguma pendência no banco, pois é só replanejar seu horário até que consiga terminar sua tarefa.

3. Economia de dinheiro

Seja para seu empregador, seja para você, há uma redução bem drástica de custos, principalmente no que diz respeito à alimentação em restaurantes, aluguel de um espaço, transporte, entre outros. Assim, poderá fazer uma poupança com o dinheiro que sobrar ou investir em cursos de especialização.

4. Você define seus ganhos e seus limites de trabalho

Como será seu próprio patrão, você poderá ter controle total sobre seu dinheiro, assim como respeitar seus limites para não trabalhar até a exaustão — o que, consequentemente, aumenta bastante sua qualidade de vida e também de seu trabalho.

Vale ressaltar que é preciso ter muita determinação e foco para conseguir trabalhar bem, além de saber como se organizar para ter uma boa rotina de produtividade. Dessa maneira, trace planos de curto e longo prazo, faça planilhas e tenha um bom planejamento financeiro para que você mantenha o controle, não se endivide e nem se sobrecarregue de tarefas.

Gostou de descobrir algumas maneiras de ganhar dinheiro sem sair de casa, bem como suas vantagens? Aproveite para compartilhar este texto nas redes sociais e debater sobre o assunto com seus amigos!