< Volver a Finanças

IR: Caiu na malha fina? Saiba o que fazer!

Escrito por Pedro Da Silva

Em 2013, mais de 710 mil declarações do IR foram retidas pela Receita Federal. A inexperiência e desatenção são os principais fatores responsáveis pelo alto número.

É preciso estar atento, principalmente, quanto aos recibos dos gastos com despesas médicas e declarações do imposto sobre a renda retido na fonte (DIRF). Assim como as faturas do cartão de crédito, organizar estes recibos durante o ano facilita muito o processo de declaração.

Mas, se mesmo com toda esta organização você caiu na malha fina, saiba como regularizar sua situação e acertar as contas com o Leão.

Como descobrir se caí na malha fina?

A consulta do status do IRPF é realizada através do portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). É necessário acessar o portal e inserir o CPF, o código de acesso e a senha. Para quem ainda não tem o código, vale dizer que este é gerado pelo próprio site da Fazenda, através desta aplicação.

O contribuinte terá acesso ao extrato detalhado do IRPF. Para saber se caiu na malha fina, basta consultar a opção “Pendências”. Lá constarão ainda, caso existam, outros trâmites necessários, que possam ser alterados pelo próprio contribuinte.

Caí na malha fina. Como regularizar a minha situação?

Antes de iniciar a regularização da declaração é preciso saber o motivo da retenção. Para erros na informação de valores, é possível editar os dados no próprio sistema. Já para excluir ou incluir informações, o envio da declaração retificadora é inevitável. O envio deve ser feito por meio do programa da Declaração de Ajuste Anual, através da opção “Retificadora”.

Caso não existam erros, os contribuintes devem aguardar a intimação do Fisco, para que sejam apresentados os documentos que comprovem os dados informados. O valor da multa é de 20% sobre o imposto (ante da notificação da Receita) e 75% (após a notificação). Nem todos os casos são passíveis de multa: muitas vezes, é preciso apenas retificar as informações, enviando a declaração retificadora.

Dica: para evitar erros e maiores complicações no envio das declarações anuais do IRPF, mantenha organizados durante o ano todos os comprovantes de cartão de crédito, gastos com saúde e educação.

O blog do Compara, plataforma especializada na comparação de serviços como seguros e cartão de crédito – disponibiliza muitas dicas relacionadas à vida financeira. Que tal dar uma navegada pelos posts e obter infos relevantes que serão ainda mais úteis? 😉