< Volver a Finanças

Financiamento e bolsas de estudo para graduação e pós-graduação

Escrito por Pedro Da Silva

Ter uma boa formação garante bons empregos e melhores colocações. Mas, muitas vezes o pagamento de uma graduação ou pós-graduação pode pesar no bolso, levando o possível futuro estudante a desistir de trilhar esse caminho.

Uma vida financeira saudável, economizar e pagar contas como a do cartão de crédito em dia certamente ajudam a ter um equilíbrio além de conseguir se organizar para pagar os estudos, mas há opções de financiamento e bolsas que também podem ser bons auxiliadores.

Há diversos tipos de bolsas de estudos que as próprias instituições ou o governo oferecem para ajudar o aluno a estudar num curso de graduação ou pós-graduação. Confira algumas opções de financiamento:

ProUni

O ProUni (Programa Universidade Para Todos) é oferecido pelo governo e é uma das opções mais famosas. O programa ajuda o aluno a ingressar em instituições particulares por meio de bolsas integrais ou parciais com o valor de 50% da mensalidade.

Para ter direito ao programa é necessário fazer o ENEM e conseguir ao menos 400 pontos nas cinco matérias e uma nota maior que zero na redação. A situação financeira também é material de análise. A inscrição é feita uma vez ao ano, pode ser realizada via online e não deixe de conferir as bolsas remanescentes que, muitas vezes são outorgadas em outros períodos.

Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) serve para alunos de instituição particular que desejam um tempo para se organizar e pagar as mensalidades. No programa, as mensalidades são pagas apenas após o curso ser concluído. Já foi uma opção muito procurada, entretanto oferece poucas vagas totais.

O benefício atende desde a educação básica até o ensino superior, também cursos técnicos. O auxílio vale para as instituições que sejam certificadas como Entidades Beneficentes da Assistência Social. No total, a ajuda chega a cobrir até 50% dos gastos com a instituição para a qual é apresentada.

CNPQ

As bolsas oferecidas pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) servem para alunos do ensino médio, graduação, pós-graduação e até pesquisadores com experiência. As bolsas são individuais ou por quota. O CNPQ não configura vínculo de trabalho e é regido por legislação diferente da regulamentada pela Consolidação das Leis Trabalhistas, mas configura um auxílio de bastante peso na carreira de qualquer pesquisador.

Capes

O Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é organizado pelo Ministério da Educação e serve apenas para estudantes de pós-graduação. As bolsas são distribuídas apenas para instituições com cursos avaliados pelo MEC com nota igual ou superior a 3. A Capes permite a constituição de um plano de carreira, onde o beneficiado pode migrar para programas superiores de acordo com seus avanços.

Apesar de o financiamento ser uma boa ajuda para estudar em um curso de graduação ou pós-graduação e melhorar o currículo, a organização financeira ainda deve ser ponto de destaque. E uma boa forma para organizar as finanças e ter um controle constante dos gastos é o cartão de crédito. Visualizar a sua fatura constantemente é mais cômodo e prático do que anotar em pedaços de papel para controlar o que é comprado no dia a dia.