< Volver a Finanças

Dicas para utilizar o internet banking com segurança

Escrito por Pedro Da Silva

As fraudes e os ataques de hackers aos sistemas das instituições bancárias aumentam a preocupação com a segurança quando acessamos o internet banking. Qualquer transação financeira requer algumas atenções, principalmente no mundo virtual. Sem que se perceba, o outro lado da tela pode esconder criminosos atentos a todos os dados que você compartilha, incluindo senhas.

Porém, a praticidade do uso de cartão de crédito em compras online ou o acesso ao seu banco pela internet podem ser perfeitamente seguros, se forem seguidos alguns cuidados.

As instituições financeiras investem cada vez mais em segurança para proteger seus sistemas e clientes, mas nada disso terá validade se o usuário não garantir uma navegação segura. Conheça as principais dicas para se proteger de ataques e fraudes ao acessar o internet banking:

Sistema operacional, antivírus e atualizações sempre em dia

O seu computador ou dispositivo móvel deve contar com um bom antivírus para proteção contra a instalação de programas maliciosos que podem roubar dados pessoais e senhas. Há opções de antivírus para todos os sistemas e bolsos, incluindo versões gratuitas.

Ative a opção de atualização automática para o sistema operacional e navegador da internet. Isso garante que o sistema esteja sempre em dia, com as últimas atualizações de segurança operando.

Se o seu banco oferece um aplicativo para acessar o internet banking, instale-o no computador que for utilizado para este fim. Este tipo de software traz, em si mesmo, dispositivos antifraude que garantem um acesso seguro.

Também é importante manter atualizado o “JAVA” de seu computador; esta plataforma é um dos meios mais comuns de comunicação entre seu computador e os sistemas online dos bancos e instituições financeiras. Manter o software atualizado garante que você tenha a última versão instalada, o que minimiza a possibilidade de fraudes e invasões.

Cuidado com páginas e links duvidosos

Quando estiver navegando na internet, acesse apenas páginas confiáveis. Ao acessar o internet banking, evite links ou atalhos: digite o endereço completo da url na barra de navegação e verifique se o protocolo HTTPS ou, o símbolo de um cadeado aparece, antes de digitar seus dados. Isto vale também para as compras com cartão de crédito em sites seguros.

Os bancos não enviam e-mails solicitando recadastramento online e muito menos senhas, por isso desconfie de mensagens deste tipo e nunca clique nos links que costumam trazer. Outra dica importante é usar senhas consideradas fortes.

Seguindo estas dicas, seu acesso ao internet banking estará mais seguro e você poderá utilizar as facilidades da tecnologia sem grandes preocupações ou surpresas desagradáveis.