< Volver a Finanças

Crediário no cartão de crédito: cuidados e vantagens

Escrito por Pedro Da Silva

Muitos brasileiros só conseguem fazer certas compras com ajuda do crediário: uma forma de pagamento para quem não pode pagar à vista, com opções bastante convenientes como cartão de crédito ou cheque. Mas, apesar de as empresas que oferecem esse benefício afirmarem que os juros são baixos, é importante tomar alguns cuidados para não se endividar. Os juros, na verdade, podem chegar a 230% ao ano.

Muitas pessoas culpam erroneamente o cartão de crédito pelo aumento da inadimplência dos brasileiros. Mas, o real problema é a falta de educação financeira, pois, com ela, é possível utilizar o crediário sem se afogar em dívidas e aproveitando as vantagens, como o prazo de pagamento, por exemplo. Entre os principais cuidados a serem tomados na hora de utilizar o crediário no cartão de crédito estão:

1- Consciência na hora de consumir. Independente do meio de compra, a educação financeira evita a maioria dos problemas econômicos.

2- Nunca comprar algo que não será realmente necessário e que não será utilizado.

3- É indicado possuir apenas um cartão no caso de salário fixo e no máximo três em casos de ganhos esporádicos. E o limite do cartão de crédito deve ser menor do que o valor do salário mensal. O indicado é que o limite seja de 50% do valor do salário.

4- Todas as vantagens do cartão devem ser aproveitadas e utilizadas, como os programas de milhagem. Se possível, tente eliminar a anuidade do cartão. Há diversas opções de planos que não cobram esse tipo de taxa.

5- Sempre evite pagar o valor mínimo apresentado na fatura. Nesse caso, opte por outra linha de crédito que possua juros menores.

6- Tenha cuidado também com o parcelamento. Ao fazer diversas compras parceladas você pode comprometer boa parte do orçamento.

A cautela sobre parcelamentos deve ser ainda maior para casos de longo prazo. O limite do crediário sempre é feito a partir do limite do cartão, que é delimitado pela empresa que o emite e varia de acordo com cada pessoa por suas características pessoais. Por isso, é importante lembrar que utilizar o crediário significa que o cartão terá o seu limite reduzido.

Entre as principais vantagens de se utilizar essa modalidade, estão a agilidade no recebimento das vendas, a praticidade e a flexibilidade na hora do pagamento. Utilizando o crediário com sabedoria e sem comprometer grande parte do orçamento mensal, é possível desfrutar de todos os seus benefícios sem se endividar.