< Volver a Finanças

Como fazer a portabilidade de crédito?

Escrito por Pedro Da Silva

A portabilidade de crédito é a transferência de contas como a do cartão de crédito, financiamentos, empréstimos, entre outras despesas, de um banco para o outro por vontade do cliente. A tarefa de entrar em contato com a instituição em que a dívida foi gerada fica por conta da instituição para qual a migração foi feita.

Ao mudar para uma nova instituição, o valor da dívida deve permanecer o mesmo. A única alteração deve acontecer sobre as taxas de juros cobradas, e a migração não pode ter custo algum para o cliente. Como a maioria de operações que envolvem instituições financeiras, a principal condição para fazer a portabilidade de crédito é o banco aprovar o pedido. Para isso, é necessário entrar em contato com o gerente da instituição, informar o interesse de acionar a portabilidade de crédito e o valor da dívida.

Em casos como o de empréstimo consignado, é necessário ter uma conta no banco, portanto podem haver custos para a abertura da conta e isso deve ser levado em consideração na hora de optar pela portabilidade. Esse deve ser o gasto máximo para fazer a transferência.

Já o gerente do banco atual não pode negar ou cobrar qualquer valor no momento em que a portabilidade for solicitada. E o banco tem o prazo de 15 dias para disponibilizar todas as informações sobre a dívida. Na hora de solicitar a portabilidade de crédito, vale ficar atento a algumas dicas para que o procedimento seja realizado com sucesso:

1- O banco atual não pode impor sanções como retirada de serviços como cartão de crédito e cheque especial. Se isso acontecer, é necessário denunciar a prática.

2- Qualquer custo relacionado à transferência dos valores da dívida com o banco que você está se desligando é ilegal.

3- A quitação da dívida é feita pelo novo banco contratado, não pelo cliente.

4- Solicite todas as informações, como contrato da nova instituição e CET (Custo Efetivo Total), para ficar a par de todas as novas regras possíveis.

5- As regras variam de acordo com o tipo de crédito que será transferido, como financiamento de veículos ou questões relacionadas ao cartão de crédito. Não aceite a obrigação de abrir conta corrente na nova instituição. Isso é necessário apenas em casos em que há depósito direto em conta.

O banco a ser escolhido é de livre escolha do cliente. Com atenção aos detalhes de contrato e regras do novo banco, a portabilidade de crédito tem tudo para ser uma oportunidade de pagar menos juros em dívidas. Caso encontre qualquer dificuldade com o processo, você pode pedir auxílio ao Banco Central, no telefone 0800 979-2345 ou mandar uma carta ou fax para a sede mais próxima.