< Volver a Finanças

Como fazer o casamento dos seus sonhos sem entrar no vermelho?

Escrito por Pedro Da Silva

Casar, casar, casar! Esse é o sonho de muitos casais de namorados. Porém, todos sabem que a realização deste sonho pode custar (bem!) caro, já que são muitos gastos envolvidos no processo.

Juntando os custos do casório às contas do dia a dia, tais como carro e cartão de crédito – o orçamento tende a precisar de um controle mais eficiente para a saúde financeira do casal. Para auxiliar os noivos de plantão, reunimos 5 dicas de OU-RO para planejar e organizar o casamento dos seus sonhos sem entrar no vermelho!

1- Decoração da cerimônia religiosa e da festa


Decoração

Em vez de contratar um decorador profissional, tanto para a cerimônia religiosa quanto para a festa, a noiva pode se responsabilizar por esta tarefa, dando um toque mais do que especial ao ambiente. Com a ajuda das amigas, é possível decorar a igreja com arranjos florais simples e minimalistas.

O mesmo pode ser adotado na festa, porém, com a adição de itens pessoais, sendo próprios dos noivos ou familiares. Uma dica interessante é adotar o estilo vintage, inserindo porta-joias e quadros antigos, por exemplo, na decoração.

2- Casamento no civil


Casamento Civil

A celebração do casamento em âmbito civil é essencial para que a união seja validada perante a lei. Normalmente, os noivos a agendam para a semana antecedente ao casamento.

Quem deseja economizar, pode agendar a formalidade para o mesmo momento da cerimônia religiosa, ou até mesmo antes da festa. Desta forma, é possível concentrar em um único dia os gastos com fotógrafos e vídeos. Vale lembrar ainda que as empresas de foto e vídeo facilitam os pagamentos no cartão de crédito.

3- Cerimônia religiosa


Cerimônia religiosa

Noivos que não abrem mão da cerimônia religiosa devem ficar atentos à escolha da igreja. Geralmente, igrejas maiores e mais tradicionais são mais caras. Uma boa dica para economizar é escolher paróquias simples e pequenas, de preferência localizadas em bairros, longe de centros urbanos. Por outro lado: já pensou em casar na praia? Ou outro lugar pitoresco? Pode ser uma boa pedida e ainda sair mais barato, dependendo do lugar.

4- Convites


Convites

Quem disse que convites de casamento precisam ser caros para serem bonitos e glamurosos? É possível reduzir os custos optando por produzir os convites em casa. Na internet estão disponíveis milhares de modelos para impressão e dicas de convites criativos.
Para dar um toque especial, há a possibilidade de incrementar os envelopes com rendas e fitas de cetim, segundo os tons escolhidos para a decoração.

5- Comida


Comida

Investir nos cardápios do tipo “americano” (no qual os convidados se servem) é a maneira mais fácil de economizar nas festas de casamento. Além de deixar os convidados à vontade no ambiente, não precisa contratar funcionários extras para servir os pratos gera uma grande redução nos custos.

Utilizando as dicas citadas no artigo – além de uma boa dose de criatividade – é possível reduzir os gastos e economizar na produção do casório, de forma que este sonho torne-se bem mais leve para o bolso. Contar com um cartão de crédito na hora de organizar o casamento dos seus sonhos pode ajudar (e muito!) a que tudo saia perfeito. Acesse Compara e confira as melhores opções de cartão de acordo ao seu perfil.

Você tem alguma dica para economizar, tanto nas cerimônias religiosas e do civil, como nas festas de casamento? Compartilhe conosco! 😉