< Volver a Finanças

5 produtos ou serviços que podem ser cortados da sua lista de despesas

Escrito por Pedro Da Silva

A melhor maneira de economizar e deixar o orçamento “respirar” com mais facilidade é cortar a aquisição e utilização de produtos que não dão tantas vantagens ao seu dia a dia. Confira no nosso artigo 5 exemplos de produtos ou serviços que podem ser dispensados e entenda o motivo! 😉

1- Filtros solares com fatores de proteção exagerados

Apesar do filtro solar com FPS 15 ser o mais popular nas prateleiras, os de FPS mais altos – acima de 30 – também são muito vendidos, mesmo trazendo valores mais salgados. Porém, é interessante dizer que o fator 15 já bloqueia até 96% dos raios ultravioleta. Já o de fator 30, bloqueia um pouco mais, cerca de 98%, ou seja, torna-se desnecessário gastar mais adquirindo protetores mais fortes.

2- Seguro de cartão de crédito

Um dos primeiros serviços oferecidos pelas operadoras de cartão de crédito, logo após a contratação, são os seguros contra furto e roubo. Entretanto, é preciso lembrar que, em caso de furto ou roubo, os cartões podem ser bloqueados, impedindo assim que compras e outros gastos sejam realizados. No caso de extravio do cartão e eventual uso por terceiros não autorizados, a operadora deve restituir os valores gastos, sempre que o cliente proceda de acordo ao protocolo de queixa de perda. Ou seja, a contratação do serviço pode ser dispensada.

3- Crédito rotativo

Entrar no rotativo do cartão de crédito não é um bom negócio. Quem tem o costume de pagar apenas uma parte do valor total, arca com uma taxa de juros mensal de até 10,69% ao mês. Caso o consumidor solicite um empréstimo pessoal ao seu banco para quitar o valor total, a taxa de juros mensal será – dependendo da instituição – de aproximadamente 4,58% ao mês. Por comparação direta, vale muito mais a pena pedir o empréstimo e quitar a dívida do cartão. Os recursos extras que seriam usados para rolar a dívida podem ser usados para quitar a pendência com o banco.

4- Financiamento de imóveis por Cooperativas Habitacionais

O fato de unir grupos de pessoas para a construção de casas – sem pensar em lucro – é a principal característica das cooperativas. Porém, em caso de desistência, as vantagens são apenas da cooperativa: nestas eventualidades, geralmente elas têm direito a 30% do valor pago pelo consumidor. O sonho da casa própria pode ser tornar um grande pesadelo. Outro detalhe: já que a iniciativa não tem fins de lucro, não restam muitos recursos legais, uma vez que o ex-cooperado queira recorrer judicialmente.

5- Alimentos com Ômega 3

Certamente você já se deparou com alguma propaganda de produto rico em Ômega 3. Apesar das vantagens frisadas pelos fabricantes, tais produtos são úteis apenas a quem sofre com problemas cardiovasculares, deficiência imunológica ou de coagulação. Caso contrário, a aquisição torna-se apenas mais um gasto desnecessário.

Você tem alguma dica de consumo sobre produtos ou serviços que trazem gastos desnecessários à sua vida financeira? Compartilhe conosco!