< Volver a Finanças

10 dicas para comprar de maneira consciente

Escrito por Pedro Da Silva

Você compra por impulso? Não pode ver uma promoção que compra mesmo sem precisar do produto? Não consegue pagar as contas em dia e está há muitos meses pagando apenas o mínimo do cartão de crédito? Se você respondeu “sim” às perguntas acima, está na hora de comprar de maneira consciente, evitando dores de cabeça. As dívidas podem evoluir para uma bola de neve, portanto, confira as seguintes dicas para lidar melhor com as finanças:

Controle o fluxo

Tenha um caderno exclusivo para anotar seus gastos, assim como toda a renda que receber. Os mais organizados podem até manter tudo em uma planilha no Excel. Uma ótima forma de realizar controles detalhados é aproveitar softwares e recursos que salvam dados em nuvem. O Google Docs fornece vários recursos que podem ser bastante úteis, principalmente para usuários de SmartPhones, que estão sempre conectados. Se a sua não é planilha, conheça alguns apps para organizar finanças.

Imponha limites

Não ultrapasse seu orçamento. Esse é um passo difícil de seguir, principalmente com as comodidades que contamos hoje, como parcelamentos, compras com cartão de crédito e online. Mas, gastar mais do que se ganha não é uma boa maneira de se viver, além de complicar qualquer planejamento financeiro.

Liste

Faça uma lista de prioridades e elimine gastos supérfluos. Um dos pontos mais interessantes de sair para comprar com tudo planejado é o fato de poder prever o que você realmente precisa e abreviar os itens desnecessários, que muitas vezes são inseridos no “carrinho” sem que exista necessidade. Inicialmente, seguir a lista pode parecer difícil, com o tempo você se acostumará a não precisar pensar no que comprar  – já está tudo definido – e ainda realiza as compras em menos tempo.

Compre à vista

De preferência, faça compras à vista, seja em dinheiro ou no cartão de crédito. Evite um grande número de parcelas e de financiamentos, pois podem ocorrer imprevistos. O parcelamento é indicado quando se tem uma rotina financeira saudável e margem para aquisições extras, o que nem sempre é o caso. Outra vantagem das compras à vista é a possibilidade de negociar descontos que, a prazo, nem sempre estão disponíveis.

Divisa nacional

Evite comprar em outras moedas, como em dólar ou euros. As cotações flutuam e você ainda paga impostos como o IOF. Quando a compra é feita diretamente via débito automático, vale a cotação do dia, o que permite saber qual será o gasto total. No caso de compras a crédito, contabiliza-se a cotação do dia da fatura, e já que o Real tem passado por flutuações imprevistas, é melhor evitar surpresas na hora da conta.

Qualidade dos produtos

Prefira comprar produtos originais e produzidos de maneira sustentável. Falsificações e produtos de baixa qualidade geralmente são produzidos por empresas que têm práticas nada conscientes, como o trabalho escravo ou infantil, o plágio e uso de produtos tóxicos. Outro item que deixa um item mais barato é quando se abrevia o controle de qualidade, na saída das fábricas. É exatamente quando o barato pode sair mais caro.

Não acumule

Compre apenas as quantidades que você vá usar, e evite acúmulos desnecessários, seja de alimentos, roupas ou outros produtos. O acúmulo pode ocasionar situações nas quais o item já não serve quando chegue o momento de uso. Descarte seu lixo também de maneira consciente e invista em produtos feitos com material reciclado ou de empresas ecologicamente engajadas.

Poupe

Sempre tenha uma reserva de dinheiro para o caso de um imprevisto. Isso pode ser feito todos os meses, reservando uma porcentagem do orçamento e considerando esse montante como “carta fora do baralho”. Nem sempre esperar o mês acabar para saber quando se pode economizar permite o acúmulo de capital. Estabeleça metas e faça uma experiência e, sempre que possível, invista onde o recurso renda.

Amplie seu “income

Se deseja gastar mais, precisa ganhar mais. Procure diversificar suas fontes de renda, ampliando seus ganhos para poder realizar seus sonhos. E não fique só no desejo, é realmente importante procurar alternativas. A Web agora oferece várias opções de páginas que concentram trabalhos freelance que podem ser realizados remotamente, como por exemplo, o Elance.

Documente tudo

Guarde seus comprovantes e recibos. Caso haja um mal-entendido, como uma cobrança indevida, você terá como se proteger, comprovando que efetuou o pagamento. Sugere-se manter comprovantes e recibos por um período mínimo de 5 anos.

Dedique tempo ao planejamento investindo também em um cartão de crédito de qualidade, fazendo uma pesquisa com ComparaOnline. No site, você encontra inclusive cartões sem taxa de anuidade, que oferecem uma boa economia. Acesse já! 😉