< Volver a Finanças

Você conhece o seguro educacional?

Escrito por Pedro Da Silva

Ter filhos implica em diversos gastos, como cursos de idiomas, escola, lazer e, algumas vezes, até cartão de crédito. E o aumento desses custos, além de um mercado de trabalho instável, faz com que os pais pensem em possibilidades para garantir um futuro mais seguro para os seus filhos, pelo menos quando se trata de educação.

Para que o filho garanta o futuro por meio de um bom aprendizado, cada vez mais os pais se preocupam em adquirir um seguro educacional. Não é à toa que esse seguro educação tenha bastante aceitação e procura entre famílias com crianças.

Vantagens e aplicações

O seguro educacional garante o estudo de crianças até o final do ensino médio, embora também haja a alternativa de prolongar até a universidade. Dependendo do plano, também há a possibilidade de estender outros benefícios, como oferecer transporte para a instituição de ensino ou material escolar.
Para completar, o seguro educacional também se encarrega da continuidade dos estudos em caso de morte, perda de renda ou incapacidade dos pais ou responsável. Muitas vezes, o seguro é disponibilizado pela própria escola, que costuma ter convênios, oferecendo a opção, para os pais ou responsável, de acrescentar o valor na própria mensalidade.

Geralmente, esse tipo de seguro não é caro, devido à sua popularidade entre o público. O preço costuma variar de acordo com a idade dos responsáveis: pais ou responsáveis com mais de 40 anos costumam pagar 80% a mais do que pais ou responsáveis na faixa dos 20 anos, pois quanto maior a idade, maior a chance de riscos.

Como o valor para os pais mais jovens é mais econômico, o pagamento costuma ser exigido em apenas uma parcela, algo que pode tornar o seguro mais pesado para o bolso e demanda maior planejamento.

Coberturas

Alguns motivos básicos para o acionamento do seguro são: falecimento, invalidez total e permanente por acidente ou invalidez total e permanente por doença dos pais ou responsável econômico do estudante. Algumas empresas consideram benefícios temporários por desemprego, incapacidade física temporária e até mesmo falência de empresas, com cobertura de três a seis meses das mensalidades.

Outras coberturas que podem ser incorporadas são assistência médica para os estudantes, aulas particulares em casa, transporte para ir às aulas, tratamentos fisioterápicos, custeio de material escolar, despesas com formatura e até mesmo custeio de cursos pré-vestibulares.
Um dado importante a considerar está relacionado aos prazos. A seguradora tem até 15 dias para analisar os casos onde se acione o seguro, podendo solicitar documentação extra. Uma vez aceita, o seguro inicia sua validade à 00:00 da data quando é confirmado. A partir desse dia, tem validade de um ano.

Apesar de representar um gasto a mais no orçamento mensal, o seguro educacional se mostra importante por se tratar de uma adição de segurança ao futuro dos filhos. Para pagá-lo sem que isso pese no bolso, vale fazer um maior planejamento financeiro e evitar gastos desnecessários, principalmente na fatura do cartão de crédito, que possui altas taxas de juros, com atraso.

Em casos de escolas que não possuem convênio com seguradoras, é necessário entrar em contato com um banco ou uma corretora de seguros. Nesses casos, por não se tratar de um pacote oferecido para diversas crianças de um mesmo local, o custo pode ser maior.