< Volver a Finanças

Quais são as vantagens da previdência privada?

Escrito por Pedro Da Silva

O brasileiro está cada vez mais investindo em um plano de previdência privada que possa complementar a sua aposentadoria, ou mesmo ser sua única fonte de renda quando se aposentar, caso seja autônomo.

A previdência privada é diferente da social, porque não é paga pelo Governo. Para recebê-la, você precisa escolher um banco que ofereça o serviço, contratrar e pagar uma taxa mensal.

Como o valor máximo pago pela previdência social é de pouco mais de R$ 4 mil, as pessoas que desejam se aposentar com uma renda maior (e ter mais conforto na terceira idade) devem investir em um plano privado, que pode ser incluído no pacote de serviços oferecido pelo seu banco, juntamente com conta corrente, poupança, cartão de crédito e planos de investimento.

Muitas vezes, a previdência privada também funciona como uma espécie de poupança, já que se trata de um investimento seguro que pode ser resgatado quando o cliente desejar. Digamos, por exemplo, que você planeja passar um ano sem trabalhar: viagem, intercâmbio, estudar para concurso ou outra atividade… Com o dinheiro investido você pode realizar esses e muitos outros sonhos (talvez comprar um imóvel ou montar a própria empresa).

Quem tem plano de previdência privada e também contribui regularmente com o INSS conta com desconto na declaração do imposto de renda. Além disso, seu dinheiro poderá ser investido de maneira segura, com opções para aplicar em fundos de investimento ousados ou mais conservadores, de acordo com o perfil de cada cliente.

Além de tudo, investir na previdência privada também te ajuda a ser mais disciplinado. Como você terá que contribuir todo os meses, poderá criar o hábito de ser “previdente”, ou seja, pensar no futuro para garantir conforto e tranquilidade na aposentadoria.

Se além de planejar seu futuro, você também está buscando um cartão de crédito com mais vantagens, com Compara você encontra as melhores opções do mercado em um único lugar.