< Volver a Finanças

Como pagar as compras no exterior?

Escrito por Pedro Da Silva

Para quem está com viagem marcada para o exterior, conhecer as melhores formas de pagamento vale ouro! Antes do aumento do IOF, em dezembro de 2013, o queridinho do turista brasileiro era o cartão pré-pago porque recebia taxação de 0,38% para IOF (Imposto sobre Operação Financeira).

Agora, por decisão do Ministério da Fazenda, tanto o cartão pré-pago como os cheques de viagem, cartões de débito e saques no exterior pagam a mesma taxa de IOF que o cartão de crédito, ou seja: 6,38% por operação. Dessa forma, se você gastar R$ 1.000,00 no exterior, deve pagar R$ 63,80 de IOF.

Vale a pena pagar tudo com dinheiro em espécie?

Depende. Se você prefere viajar com comodidade e segurança, viajar com grandes quantias de dinheiro (em espécie) não é o mais recomendado. Isso porque ninguém está livre de ser assaltado ou sofrer uma emergência, e nessas horas o melhor é ter um cartão de crédito no bolso. O melhor conselho é levar pequenas quantias, que permitam e facilitem o pagamento de serviços baratos: ônibus, metrô, passeios, cafés ou almoços rápidos.

Segundo Reinaldo Domingos, educador financeiro do portal DSOP, após a alta do IOF em dezembro, o cartão de crédito ganhou mais espaço nas operações financeiras estrangeiras. Para o especialista, o principal atrativo do “dinheiro de plástico” é a possibilidade do consumidor acumular pontos que podem ser trocados por milhas (sempre que o cartão ofereça essa facilidade ao cliente). Ademais, permite o pagamento da fatura até 40 dias depois da compra o que alivia o orçamento de qualquer família.

Abaixo reunimos os prós e contras de cada modalidade, descubra qual é a melhor opção para o seu bolso e perfil.

Dinheiro em espécie:

✓ Paga apenas 0,38% de IOF

✓ Mas… é preciso viajar com grandes quantias de dinheiro

✓ Risco de ser assaltado ou sofrer uma emergência

Cartão de Crédito:

✓ Paga 6,38% de IOF

✓ Permite acumular pontos que podem ser trocados por milhas para outras viagens

✓ Segurança e comodidade porque você não precisa levar grandes quantias de dinheiro

✓ Mas… pode sofrer variação cambial porque o valor da moeda estrangeira é definida no último dia de fechar a fatura

Cartão Pré-Pago:

✓ Paga 6,38% de IOF

✓ Não é preciso ter conta em banco, nem comprovar renda e não cobra anuidade

✓ Mas… é cobrada uma taxa por cada saque em caixa-eletrônico no exterior

Saque com Cartão de Débito:

✓ Paga 6,38% de IOF

✓ A cotação da moeda é realizada a uma valor mais próximo ao dólar comercial (mais barato que o dólar de turismo)

✓ Mas… o valor cobrado para cada saque pode variar em relação ao banco e a quantia solicitada

Agora, de nada adianta escolher a melhor forma para pagar as compras e depois precisar gastar dinheiro extra em uma emergência médica. Por isso, antes de embarcar contrate um seguro viagem e curta as suas férias 100% protegido. Com Compara você encontra as melhores opções para o seu bolso, confira!