< Volver a Finanças

Como organizar o pagamento de empréstimos?

É importante listar todos os gastos essenciais e os que podem ser eliminados

Escrito por Pedro Da Silva

O empréstimo pode ser uma ótima forma de resolver temporariamente um problema financeiro, já que funciona de forma semelhante a um cartão de crédito, permitindo que o valor “emprestado” seja pago posteriormente.

Assim como qualquer serviço financeiro, o empréstimo pode ser usado como um aliado, desde que haja planejamento. Ao não conseguir cumprir com os deveres quanto ao pagamento de um empréstimo, os juros podem fazer com que qualquer orçamento saia do controle.

Para que o famoso efeito “bola de neve” não se inicie, são necessários alguns planejamentos. O primeiro passo para quitar um empréstimo é a organização. É necessário ter em mente o quanto se precisa pagar e o quanto esse valor irá afetar no orçamento final. Além disso, é importante listar todas as coisas que configuram gastos essenciais e gastos que podem ser eliminados.
Ao não pagar o empréstimo, vale lembrar que os juros aumentam o valor final e, por isso, a dívida só piora. Dependendo de cada caso (conferir sempre o que cobra sua operadora ou financeira), esses juros podem ser ainda mais altos. E uma boa forma de solucionar o problema é renegociar a dívida com a instituição.

A renegociação pode garantir melhores condições de pagamento com juros menores. Para isso, entretanto, é recomendado entrar com um valor de entrada que pode ser conseguido por meio de renda extra ou venda de algum objeto ou posse de valor. A renda complementar pode ser conseguida desde trabalhos freelancers ou mesmo através de horas extras no trabalho fixo. Tirar esse peso dos ombros vale e requer certo esforço extra.

E, por fim, um ponto importante que ajuda a desafogar uma dívida é deixar a desorganização financeira de lado e dar lugar ao planejamento financeiro e poupar. Quando se economiza, sempre há a possibilidade de recorrer a um dinheiro extra, guardado na poupança, por exemplo.

O conhecido “pé-de-meia” deve ser guardado para realizar grandes sonhos no futuro, mas é essencial para ajudar em imprevistos. Economizando e sabendo usar o dinheiro com sabedoria, é possível quitar o empréstimo e evitar precisar de outro.