< Volver a Finanças

IR: 5 erros que podem levar à malha fina

Escrito por Pedro Da Silva

A falta de atenção, pressa ou não conhecer corretamente todos os procedimentos podem fazer com que o contribuinte acabe caindo na malha fina ao entregar a sua declaração do Imposto de Renda.

Esquecer de declarar algum rendimento do ano é um dos erros de inconsistência de mais fácil detecção. Isso porque os valores rendidos na declaração devem ser compatíveis com o que foi gasto durante o período em impostos, lazer e cartão de crédito, por exemplo. Mas, apesar de ocorrerem com frequência, alguns equívocos são fáceis de evitar.

Abaixo os 5 erros que podem levar à malha fina

1- Um erro comum é quando o valor de um bem ou mais são atualizados ao preço de mercado. Na verdade, os bens devem ser declarados de acordo ao custo de aquisição. Esse valor só deve ser alterado quando forem feitas reformas que alterem o valor final do bem.

2- Declarar valores errados também é muito comum. Por exemplo, um zero a mais no momento de declarar a soma dos rendimentos pode fazer toda a diferença. O uso correto do ponto ou vírgula, dependendo do teclado, pode acabar informando um valor diferente. Lembre-se que para separar os centavos, a vírgula sempre deve ser utilizada.

3- É necessário informar a parcela da aposentadoria e/ou pensão que supere o limite isento. Quem recebe benefício de mais de uma fonte pagadora deve fazer a declaração na ficha de rendimento isentos e não tributáveis, mas só da parcela isenta que é fixada em lei anualmente. O que virar excedente também deverá ser declarado como rendimento tributável.

4- A Receita pode encontrar os famosos erros de inconsistências até mesmo nos gastos com o cartão de crédito. Faturas superiores a R$ 5 mil por mês têm o valor informado pelas próprias administradoras dos cartões. Portanto, se a renda não suportar esses gastos, isso pode ser um indicativo de que o contribuinte está omitindo informações sobre a sua renda.

5- Ainda sobre os erros de inconsistência, lembre-se: todos os gastos devem ser declarados, inclusive os que tenham um valor baixo.

Grande parte dos erros que levam à malha fina podem ser evitados. Por isso, preste atenção aos mínimos detalhes na hora de entregar a declaração do Imposto de Renda para não ter problemas.

O Leão confronta dados de diversas fontes e, ao encontrar quaisquer indícios de irregularidade, retém a declaração para revisão detalhada.
Ou seja, fazer uma declaração impecável evita que você perca tempo e dinheiro. 😉