< Volver a Finanças

Empréstimo direto no caixa eletrônico é bom negócio?

Escrito por Pedro Da Silva

Fazer um empréstimo no caixa eletrônico é uma comodidade oferecida pelos bancos e administradoras de cartão de crédito. Mas será que essa facilidade é um bom negócio para o seu bolso? Os órgãos de defesa do consumidor alertam: contratar empréstimo no caixa eletrônico é uma facilidade que induz ao endividamento.

O difícil é cancelar o contrato caso você perceba que ocorreu algum engano ou que foi iludido com tanta comodidade e caiu na rede dos juros abusivos. A burocracia para desistir do empréstimo é tanta, que torna quase impossível cancelar a transação.

A postura abusiva dos bancos

As instituições não costumam alertar os consumidores a respeito dos riscos de contrair empréstimos no caixa eletrônico. Pelo contrário, a ideia é oferecer a tentadora facilidade de obter dinheiro rápido, fazendo com que muitas transações ocorram por impulso.

O mesmo ocorre com o cartão de crédito que oferece aumento de limite sem burocracia. Em todos os casos, o pior resultado é o aumento significativo dessa conta pela aplicação de juros exorbitantes.

As ofertas de empréstimo fácil variam conforme a conta do cliente, que geralmente oferecem valores entre R$ 4 mil e R$ 12 mil. As taxas também são diferentes em cada banco e, alguns deles, anunciam percentuais ilusórios, com um CET (Custo Efetivo Total, em %) verdadeiramente mais alto do que foi informado ao consumidor.

O quanto é difícil cancelar o empréstimo

A burocracia e o excesso de empecilhos que as instituições financeiras aplicam contra quem contrata um empréstimo tornam o cancelamento da transação uma tarefa quase impossível. Essa postura abusiva coloca o correntista em uma exagerada desvantagem frente aos bancos e administradoras de cartão de crédito, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Porém, fique atento: segundo a lei, o consumidor tem 7 dias para desistir do negócio, a contar da data de assinatura do contrato ou aquisição de um produto, exercendo assim, o seu direito ao arrependimento.

Isso quer dizer que, se o empréstimo foi contraído equivocadamente, poderá ser cancelado nesse prazo sem a cobrança de juros, taxas, multas e outros acessórios. Para valer, a solicitação deve ser feita por escrito e assinada pelo gerente da conta, garantindo que o pedido de cancelamento foi devidamente recebido pela instituição.

Por vias das dúvidas: o melhor é poupar e contar com um pé-de-meia para momentos de necessidade. Mas quando não há outra saída: não contraia empréstimos sem uma prévia pesquisa de mercado. As opções são muitas e, seguramente, você poderá encontrar uma que “caiba no seu bolso” e ajude a resolver o seu problema financeiro. 😉