< Volver a Finanças

Como economizar nas compras do mercado?

Escrito por Pedro Da Silva

O custo de vida e a inflação em alta acabam apertando o orçamento doméstico. Se você está precisando poupar, que tal começar diminuindo os gastos com supermercado, evitando despesas extras com o cartão de crédito? Veja algumas dicas para economizar nas compras sem esvaziar a despensa.

Defina o quanto quer ou pode gastar

Faça as contas do quanto gastou com supermercado no mês passado e diminua 10% deste total para estabelecer o orçamento a ser usado nas compras deste mês. Se este valor for suficiente, continue fazendo o mesmo nos meses seguintes, até que essas compras não ultrapassem mais o orçamento.

Planeje as refeições

Se esta estratégia for traçada, fica mais fácil definir o que precisa ser comprado, nas quantidades certas, sem distrações nem desperdícios. De quebra, você ainda aproveita pra dar uma melhorada no planejamento nutricional e diversificar na alimentação.

Observe as prateleiras do mercado

Já reparou que as marcas mais caras geralmente ocupam os lugares mais estratégicos das prateleiras? Veja além do que está ao alcance dos seus olhos e descubra produtos de boa qualidade com preços mais em conta ali, logo abaixo na prateleira ou bem acima, onde quase passam despercebidos.

Quanto a essa estratégia, é curioso também observar que os produtos preferidos das crianças ficam posicionados bem ao alcance das mãos delas. A ideia é justamente facilitar o acesso a balas, salgadinhos e outras guloseimas, para que peguem os produtos e levem ao carrinho, pedindo aos pais que comprem.

Programe as compras e siga as ofertas

Antes de sair para ir ao mercado, fique atento às ofertas para poupar e evite levar o cartão de crédito para não cair em tentação. Visite os sites ou confira encartes promocionais para comparar preços e aproveitar as ofertas de cada supermercado.

Cuidado com a praticidade de alguns produtos

Quem não conhece os pacotinhos com legumes cortados, verduras prontas para a salada, além de outros itens que prometem facilitar o cotidiano? Apesar de muito práticos, estes produtos custam mais caro do que se comprarmos os legumes, verduras e frutas para descascar, lavar e cortar em casa.

E por último: nunca vá ao supermercado sem comer. Parece bobagem, mas é melhor partir para as compras após as refeições, já que quando estamos com fome, todo alimento que está exposto nas prateleiras despertará um interesse maior que o de costume. Com estes cuidados, suas compras serão muito mais econômicas.