< Volver a Finanças

Como economizar ganhando pouco?

Escrito por Pedro Da Silva

Quem nunca ouviu histórias de alguém que, mesmo ganhando pouco, conseguiu realizar muito? Qual será o segredo para fazer o dinheiro render e equilibrar o orçamento sem apelar para o cartão de crédito? Fato é que existem algumas táticas que podem ajudar no equilíbrio das contas e para a economia de dinheiro no final do mês.

Força de vontade e disciplina

Quem ganha pouco, geralmente paga as contas e não consegue ter uma reserva na conta bancária. Para acabar com o problema, comece eliminando gastos desnecessários. Desde alimentação, não deixar torneiras pingando ou a televisão ligada, e evitar as compras por impulso. Esses são pequenos detalhes que fazem uma boa diferença nas contas do mês.

Consciência sobre sua realidade financeira

Os limites do cartão de crédito e do cheque especial não são uma extensão da sua renda. Fazer compras por impulso e comprometer a renda dos meses seguintes não são atitudes válidas para quem quer economizar e criar reservas. A consciência sobre a realidade financeira evita o endividamento com gastos supérfluos e faz com que se viva dentro daquilo que se ganha, sem ter de apertar o cinto no futuro por conta da má administração do seu dinheiro.

Planejamento e controle

Controlar o que se ganha, organizar as compras e anotar todos os gastos são sinônimos de planejamento, fundamental para quem quer poupar. Essas atitudes simples faz com que se saiba exatamente quanto e onde se gasta, sem que haja surpresas desagradáveis no final do mês.

O controle financeiro também ajuda a preservar o que se ganha, evitando o pagamento de juros e multas por conta de atraso no pagamento de prestações. Imagine que mesmo se tratando de apenas R$ 1,00 pago em juros, este dinheiro poderia ter sido guardado na carteira ou no cofre.

Afinal, é possível economizar ganhando pouco?

Seguindo essas dicas simples, é possível economizar sim, mesmo ganhando pouco. Tudo depende da disciplina financeira, organização, planejamento e controle do orçamento.

Outra boa dica para economizar dinheiro é escolher o cartão de crédito adequado ao seu perfil econômico. Dessa forma você aproveita todos os benefícios do produto e ainda pode acumular pontos para viajar grátis. Com Compara você encontra as melhores ofertas do mercado, confira!