< Volver a Finanças

Como acumular milhas com o cartão de crédito?

Escrito por Pedro Da Silva

Participar do programa de fidelidade do cartão de crédito pode trazer boas vantagens, como a troca de pontos por produtos, descontos em ocasiões de lazer e na compra de passagens aéreas. Confira aqui algumas dicas de como acumular milhas usando o cartão!

Escolha apenas um cartão para concentrar os gastos 

Se você já tem o hábito de pagar contas e fazer compras com cartão de crédito, prefira concentrar estes gastos em apenas um cartão.

Isso ajuda a manter um controle sobre as despesas e ainda torna mais fácil acumular mulhas. O detalhe da fatura pode ser um potente aliado da organização: verifique-o sempre que tenha dúvidas sobre quanto gastou e com o que. Também é possível complementar o controle transladando as informações para uma planilha de controle de gastos.

Use seu cartão de crédito para acumular milhas

Lembre-se que a conversão de gastos em pontos pode variar de um cartão para outro. De maneira geral, nos cartões Internacional e Gold, 1 dólar gasto equivale a 1 milha; no Platinum, 1,5 milhas ou mais e no nível Black e Infinite a conversão pode chegar a até 2,2 milhas por dólar gasto. Esta é uma média e depende da instituição financeira, por isso procure se informar a respeito antes de optar por um cartão de crédito.

Viaje sempre pela mesma companhia ou por empresas pertencentes à mesma aliança aérea, ou seja, que permitem que você acumule milhas no seu programa de fidelidade principal. Evite acumular milhas em programas de fidelidade diferentes, já que não é possível transferir esses pontos entre os programas.

Veja se a anuidade do cartão compensa

Ao optar por um cartão de crédito que oferece mais pontos por transação, é preciso estar atento quanto ao valor da anuidade, que costuma ser mais cara nestes casos. Por isso, verifique se o programa de fidelidade compensa este custo. Se for fazer uma viagem e, ainda que a anuidade seja mais alta, você possa economizar muito mais na passagem em função do excelente programa de acumular milhas, é questão de ponderar.

Cuidado ao usar o cartão para pagar as contas

Pagar uma conta de energia elétrica ou telefonia com o cartão de crédito é o mesmo que usar o débito automático, ou seja, trata-se de um pagamento programado. Embora esta transação gere pontos para o programa de fidelidade, será difícil solicitar uma revisão caso as contas apresentem alguma divergência, como cobrança indevida, por exemplo.

Os pontos tem prazo de validade

Muitos consumidores deixam de usar os pontos adquiridos nos programas de fidelidade por falta de atenção aos prazos de vencimento, por isso é bom ficar atento ao extrato de pontos acumulados e datas de validade. Elaborar uma planilha de controle ajuda a aproveitar melhor cada ponto ganho. Caso contrário, não terá valido a pena optar por um cartão mais caro e com mais benefícios em milhagens se, no final, você não vai usá-los!

Atenção na troca de pontos por milhas aéreas

Quem quiser acumular milhas trocando os pontos do cartão, deve tomar o cuidado de fazer as reservas com bastante antecedência. Isto porque as empresas aéreas costumam reservar uma quantidade limitada de passagens para essas promoções e, por conta disso, não é fácil conseguir passagens em cima da hora.

Em resumo, a dica é além de acumular milhas há cartões de crédito que oferecem outras vantagens como anuidade mais barata e descontos em lojas parceira. Antes de escolher o seu cartão de crédito compare opções e benefícios para escolher a melhor opção em vantagens pra você e para o seu bolso.  Na dúvida sobre a melhor escolha, confira as melhores opções do mercado na Compara!

Leia também:

https://www.comparaonline.com.br/blog/financeiro/cartao-de-credito/2015/05/os-melhores-e-piores-cartoes-de-credito-para-acumular-milhas/