< Volver a Finanças

5 dicas para transformar o cartão de crédito no seu melhor amigo!

Confira semanalmente a conta parcial do seu cartão, evite surpresas no fim do mês

Escrito por Pedro Da Silva

Muita gente vê o cartão de crédito como o vilão e como uma fórmula perfeita para se endividar. E essa crença não é totalmente sem fundamento, já que uma fatura em atraso apresenta as taxas de juros mais caras do país. Mas, usando com responsabilidade, o cartão de crédito pode se tornar um aliado.

Confira 5 dicas para usar o cartão de crédito como melhor amigo e a favor do seu bolso.

1. A regra mais básica para que o cartão de crédito nunca se torne um inimigo é pagar a fatura em dia, sem o valor mínimo. Isso é fundamental para não pagar taxas de juros e se afundar em dívidas. E se o limite do cartão for maior que 50% de sua renda, peça para a operadora diminuir. Dessa forma, há menos probabilidade de se endividar.

2. Quase tudo deve ser pago com o cartão de crédito. Ele proporciona uma das melhores formas de organizar as finanças, já que tudo o que foi comprado vem especificado na fatura do mês. É muito mais cômodo pagar a maioria das suas compras com cartão do que anotar todas as pequenas e grandes transações manualmente. Mas há algumas despesas que não devem ser pagas com este meio; serviços controlados pelo governo, como luz e água, por exemplo, são algumas contas que não devem ser pagas com o cartão.

3. Opte sempre por cartões de crédito que acumulem pontos a cada real usado, mas não gaste mais do que o necessário apenas para acumular aumentar seu saldo. É recomendado utilizar os pontos e vantagens de acordo com o que você gasta normalmente.

4. O bom senso é o mais importante na hora de usar o cartão de crédito. Por isso, é importante não ter vários cartões, no máximo três. Quanto maior a quantidade de cartões, mais difícil fica controlar as despesas no fim do mês. Mesmo assim, controle as faturas como uma conta única, assim você terá uma melhor ideia do montante total a pagar.

5. Para que as despesas não saiam do controle, é recomendado olhar o montante parcial da fatura semanalmente. Essa é a melhor forma de sempre saber o quanto já foi gasto e quanto ainda se pode gastar. Utilize também todas as facilidades das consultas online para seguir as suas contas de maneira frequente.

O cartão pode ser um grande aliado das finanças, sempre que seja utilizado de maneira responsável e compatível com seu orçamento. Para que o uso do cartão fique ainda mais seguro e econômico, pesquise as melhores opções no Compara e veja as melhores ofertas.