< Volver a Finanças

Economia para recém-casados!

Escrito por Pedro Da Silva

O dinheiro pode ser motivo de brigas entre muitos jovens recém-casados porque entender as características e prioridades de cada um leva tempo. Para evitar confusões domésticas, o melhor caminho é sempre o diálogo.

Definir o perfil de cada um é uma boa forma de estruturar o orçamento familiar. Por exemplo, saber qual dos dois é mão aberta ou mão fechada ajuda (e muito!) a criar responsabilidade pessoal e financeira dentro da casa, porque com planejamento e bons hábitos é possível vencer o desafio e economizar juntos.

Mas a chave para um casal economizar é o equilíbrio. Facilidades como cartão de crédito não devem ser banidas, e sim usadas com sabedoria. Quanto ao banco, é necessário encontrar uma forma confortável para ambos. Uma boa prática é cada um permanecer com sua conta corrente e abrir uma terceira em conjunto para poupar.

Paciência e sacrifício

Com conversas diárias, o casal pode chegar a um acordo sobre como dividir as despesas da casa. Os objetivos em comum devem ser estabelecidos, bem como uma estratégia justa para ambas as partes. Na hora de dividir as contas, cada casal deve encontrar a solução que melhor se adequa a sua realidade. E, isso pode optar por dividir todos os gastos em dois ou não, já que algumas vezes não existe simetria econômica e um pode ganhar (bem!) mais do que o outro.

Para ter uma poupança gorda e poder realizar o sonho da casa com piscina (ou viagens românticas antes que os filhos cheguem) o segredo é muita disciplina, paciência e sacrifício. 😉

Para isso, após uma análise detalhada, alguns gastos devem ser eliminados pensando no futuro do casal. Por exemplo, abrir mão de alguns itens de luxo, restaurantes caros ou carro do ano. O importante é que todas essas práticas (hábitos de consumo, metas de poupança, orçamento dividido, análise de projetos e sonhos) sejam iniciadas junto com o relacionamento porque quando há uma meta em comum a ser atingida, fica muito mais fácil encontrar motivação para economizar.

Aos poucos, conhecendo melhor o parceiro não é difícil descobrir o que mais se encaixa com o estilo do casal e a lua de mel pode ser eterna!