< Volver a Finanças

Como funcionam os cartões de crédito com chip

A parte superior do chip garante que o contato entre a sua memória interna e processador seja feita com a máquina que fará o pagamento

Escrito por Pedro Da Silva

O cartão de crédito com chip é cada vez mais comum entre os brasileiros e um dos principais motivos para o seu sucesso é a segurança que proporciona. Mesmo tão rotineiro, pouca gente entende como funciona a tecnologia dos chips.
Primeiramente, é necessário conhecer toda a importância que essa área metálica possui: é por baixo dessa “chapinha” dourada ou prateada onde ficam os componentes que permitem a realização e finalização de operações bancárias.

Componentes

A parte superior do chip garante que o contato entre a sua memória interna e processador seja feita com a máquina que fará o pagamento. Cada uma de suas seções conta com uma função de reset, tensão e frequência, com apenas uma delas feita para a transmissão dos dados.

Já abaixo do chip, encontram-se os componentes eletrônicos e trilha. Por serem utilizados em um cartão de crédito, todos esses componentes devem ser feitos com a mais alta segurança. Além do processador, eles contam com diferentes módulos de memória que servem para auxiliar as operações e guardar as informações de cada cartão. Mesmo assim, nem todos os módulos de memória possuem informações, já que algumas delas podem ser exploradas para fraudes. Como dado extra: sua frequência é, geralmente, de 4,92 MHz, podendo variar para 3,57 MHz.

Como são realizadas as transações?

Após o cartão ser inserido na máquina para finalizar a compra, automaticamente é verificado qual é o estabelecimento que solicitou a transação e se ele é autorizado e registrado, o tipo de conexão, de transação e o valor a ser cobrado. As informações presentes no chip são repassadas apenas após todos esses detalhes serem confirmados. Mas não só o cartão verifica as informações da máquina do estabelecimento, como o contrário também acontece. O estabelecimento, por sua vez, verifica a data de validade do cartão, o nome do cliente e seu tipo. Após as informações básicas serem checadas, o cliente deve digitar a senha para finalizar a operação.

Com a senha correta processada, a transação pode ser realizada e basta apenas a administradora conferir todos os dados, como o número do cartão, estabelecimento em que a compra foi feita, instituição emissora e tipo de conexão. Se houver saldo disponível para a compra, ela será autorizada em poucos segundos. Parece simples, e na verdade é; mas, pra que esse grau de praticidade seja atingido, há muita tecnologia e controles operando sem que o cliente se dê conta.
Para utilizar o cartão com o máximo de segurança e ter sempre a proteção em casos fraudulentos, é essencial adquirir um seguro. O site Compara reúne uma boa diversidade de planos de seguros em seu banco de dados para a escolha. Basta contratar o seu e ficar ainda mais tranquilo pra aproveitar todas as conveniências que o uso do cartão oferece.